Fórmula 1 GP de São Paulo

F1 - Chefe da Alpine detona Alonso e Ocon após fiasco em Interlagos: "Decepcionaram a equipe"

Romeno não falou com a imprensa após a corrida, mas fez suas críticas em comunicado divulgado na noite de sábado

Esteban Ocon, Alpine A522, Fernando Alonso, Alpine A522

Um dos assuntos mais quentes da corrida sprint da Fórmula 1 em Interlagos neste sábado foi o incidente entre Fernando Alonso e Esteban Ocon, que escancarou o clima ruim existente dentro da Alpine. E após uma troca de farpas entre os pilotos, ambos receberam um puxão de orelha do chefe da equipe francesa, Otmar Szafnauer.

Alonso e Ocon tiveram dois incidentes na primeira volta, um na curva quatro e outro na subida, com um toque entre os dois que levou o espanhol a ir para os boxes, comprometendo sua prova. A asa dianteira do bicampeão ficou danificada após o contato com a roda dianteira traseira de Ocon.

Leia também:

Os problemas entre os dois começou ainda pelo rádio, com Alonso dizendo: "Perdi a asa dianteira graças ao nosso amigo". Mas, após uma investigação dos comissários, o bicampeão foi punido com cinco segundos pela batida.

A justificativa dos comissários é de que Alonso era "significativamente mais rápido" graças ao vácuo e ao dano aerodinâmico de Ocon na curva 4. Segundo o documento, o espanhol admitiu na audiência que "julgou levemente errado o momento de avançar em cima de Ocon".

A punição derruba Alonso para a 18ª posição no grid de largada do GP de São Paulo deste domingo. Além disso, o espanhol recebeu dois pontos em sua superlicença, chegando a seis,

Fora das pistas, os dois pilotos também trocaram farpas, com Alonso dizendo que não precisa falar com Ocon e que, no momento, só pensa em Abu Dhabi e na chance de fazer sua estreia pela Aston Martin nos testes de pós-temporada em Yas Marina. Já o francês disse que ele e o companheiro de equipe "têm pontos de vista diferentes" sobre o incidente.

Mas enquanto Szafnauer se recusou a falar com a imprensa sobre o incidente após a corrida sprint, o chefe da Alpine não guardou para si as críticas no comunicado lançado no início do sábado, afirmando que ambos jogaram no lixo boas posições no grid de largada em meio à luta contra a McLaren pelo quarto lugar no Mundial de Construtores.

"Francamente, Esteban e Fernando precisam fazer um trabalho melhor para complementar os esforços fantásticos de todos na equipe ao evitar incidentes de pista que comprometam a performance de toda a equipe", disse.

"Hoje, ambos os pilotos decepcionaram a equipe. Espero mais deles amanhã, onde precisamos fazer o melhor possível para recuperar alguns pontos do fim de semana para o campeonato. Precisamos garantir que vamos chegar a Abu Dhabi na próxima semana em uma posição de atingirmos nosso objetivo da temporada. Amanhã é um novo dia".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Confira horários e previsão do tempo para o domingo do GP de São Paulo em Interlagos
Próximo artigo F1: Como e por que a Mercedes pode realmente vencer Verstappen no Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil