F1: Como a Red Bull conseguiu mais uma atualização de assoalho para Verstappen em 2025
Ajustes nas entradas de resfriamento resultam de percepções que a equipe admite ter ignorado anteriormente
Enquanto a McLaren há muito tempo abandonou o desenvolvimento de seu carro de 2025 de Fórmula 1, a Red Bull continua trazendo atualizações, dessa vez no assoalho do RB21 de Max Verstappen.
A equipe de Milton Keynes introduziu um novo assoalho em Monza, seguido por uma nova asa dianteira em Singapura. No México, a Red Bull chamou a atenção por ser a única equipe a trazer uma atualização que não é específica da pista. Várias equipes fizeram alterações para ajudar no resfriamento em altitudes elevadas, mas a Red Bull foi além disso com outra atualização do assoalho.
Será que a Red Bull pagará um preço em 2026?
Isso é notável, uma vez que todas as fábricas já estão fortemente focadas em 2026. O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, chegou a dizer que o desenvolvimento do carro de 2025 teria comprometido muito o projeto de 2026 da equipe, sugerindo que a Red Bull poderia estar mais disposta a sacrificar algum trabalho em seu carro de 2026.
"Por volta desta época no próximo ano, teremos uma resposta honesta, não é mesmo?" Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull, riu quando perguntado pelo Motorsport.com se a Red Bull pagará um preço por isso. Ele esclareceu que a atualização não é um assoalho completamente novo: "Fizemos a escolha, e é uma adaptação. Portanto, é um assoalho anterior que conseguimos reciclar, pois era suficientemente modular para trazê-lo até aqui".
Além do novo assoalho, a Red Bull também atualizou algumas de suas carrocerias para melhorar o resfriamento - e, crucialmente, para aplicar as lições aprendidas no início da temporada.
"A redistribuição das saídas de resfriamento foi encontrada quando analisamos a última iteração da carroceria superior", explicou Monaghan. "Pensamos que tínhamos perdido essa oportunidade e, graças a um trabalho mágico, em Milton Keynes ela chegou".
"Portanto, o mérito é de todos que contribuíram para que isso fosse feito, porque você tem toda a razão: estamos no meio [dos desenvolvimentos para o carro] de 2026, mas conseguimos fazer isso aqui. Se aproveitarmos os benefícios disso, então tudo valeu a pena".
Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
As diferenças na abordagem da Red Bull e da McLaren são parcialmente explicadas por dois fatores. Em primeiro lugar, a Red Bull tem um pouco mais de tempo de túnel de vento e de uso do CFD (túnel de vento virtual) do que a McLaren, embora o teto orçamentário continue sendo um fator limitante para todas as equipes que equilibram o projeto de 2025 e 2026.
Em segundo lugar, Stella disse que a McLaren atingiu um platô com seu carro de 2025, o que significa que não há garantia de que o desenvolvimento contínuo possa realmente gerar mais ganhos. A Red Bull, por outro lado, teve que resolver problemas específicos com seu modelo de 2025.
Esse potencial estava no carro da Red Bull por mais tempo?
Embora as atualizações recentes tenham inegavelmente tornado a Red Bull mais forte, Verstappen afirmou que elas não são a única razão por trás da reviravolta. O holandês declarou em Singapura que os ganhos se devem mais a "uma nova filosofia" e a um melhor entendimento do carro. Ele acrescentou que o potencial estava lá o tempo todo - a equipe só não conseguiu desbloqueá-lo de forma consistente na primeira metade da temporada.
"Acho que há muitas coisas que se juntam", reagiu Monaghan. "Não quero contradizer Max, e não sei exatamente o que ele disse. Mas trabalhamos muito, mesmo desde as primeiras corridas desta temporada, para tentarmos ter um carro melhor".
"Achávamos que tínhamos identificado o que estava errado, mas foram necessários alguns passos para realmente chegar a isso, e não apenas tirar um monte de downforce do carro".
"A combinação das coisas quando chegamos a Monza foi que o carro estava muito melhor. Eu não diria que é uma coisa isolada. Não se trata de um ou dois itens de configuração, nem necessariamente de algumas geometrias de carroceria. Muitas coisas aconteceram na ordem certa".
Essas palavras se referem às atualizações bem-sucedidas e ao fato da Red Bull ter feito o carro funcionar de forma diferente como resultado disso, em parte relacionado à altura do carro. "Podemos estar desapontados com o momento em que essas medidas foram tomadas, mas a vida é assim", acrescentou Monaghan.
Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1ª posição, conversa no Parc Ferme
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Monaghan concordou com Verstappen que os lampejos desse desempenho eram visíveis no início da temporada, o que significa que havia mais potencial. "Não se esqueça de que estávamos na pole em Silverstone com uma asa de Monza, então como você pode julgar isso em comparação com ir para Monza? O carro melhorou um pouco novamente e, felizmente, Monza estava seco, não chovendo, como Silverstone. Então, aí está".
Para Monaghan, o sinal mais encorajador é que o progresso da Red Bull funciona em diferentes tipos de pistas. "Não estou surpreso [com nosso progresso], porque você sabe o que está lá. Estamos apenas juntando todas as peças. O que mais me agradou foram as diferentes pistas de downforce em que estivemos. Monza e Baku tinham níveis semelhantes de downforce, e você pensa, OK, vamos usar [peças de] downforce alto, estamos bem? Estamos, então vamos em frente!"
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.