Recomendado para você

F1: Após sequência de acidentes, Bortoleto revela conselho recebido de Verstappen

F1: Após sequência de acidentes, Bortoleto revela conselho recebido de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Após sequência de acidentes, Bortoleto revela conselho recebido de Verstappen
F1: O que foi discutido na reunião da FIA com os pilotos no Catar?

F1: O que foi discutido na reunião da FIA com os pilotos no Catar?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: O que foi discutido na reunião da FIA com os pilotos no Catar?
F1: Toto Wolff diz quem é o piloto mais menosprezado da categoria

F1: Toto Wolff diz quem é o piloto mais menosprezado da categoria

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Toto Wolff diz quem é o piloto mais menosprezado da categoria
F1 - Norris, Piastri e Verstappen: o que os números dizem sobre a temporada de cada?

F1 - Norris, Piastri e Verstappen: o que os números dizem sobre a temporada de cada?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Norris, Piastri e Verstappen: o que os números dizem sobre a temporada de cada?
Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso": pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

F1 - "Estrategistas não são pagos para isso": pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso": pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

F1: Como o circuito é preparado antes de uma corrida?

Traçados recebem pinturas especiais para os fins de semana

Paintjob

Um fim de semana de corrida da Fórmula 1 exige muito mais do que simplesmente pensar nos eventos e na disposição das garagens. Toda a preparação é feita visando questões comerciais e logísticas, inclusive a pintura do asfalto.

Leia também:

Você sabe como é feito todo o processo para a apresentação espetacular do circuito durante as provas? Matt Amys postou um vídeo no YouTube para responder ao questionamento.

O influenciador digital viajou à Spa-Francorchamps para conversar com o RoadGrip e entender todo o processo de preparação para um GP. A empresa britânica tem muitos anos de experiência na área e produz as pinturas de Yas Marina, Las Vegas, Losail, Marina Bay, Zandvoort, Red Bull Ring, Silverstone, Monza e Miami.

Na entrevista, descobrimos que vários funcionários são levados à pista dias antes para iniciar os trabalhos. Eles utilizam máquinas de precisão para as pinturas, mas fazem detalhes com à mão com pincéis. O material usado é especialmente homologado pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo.

A empresa britânica criou um novo padrão de design, com pontos-chave que focam no visual para as câmeras, segurança dos pilotos, e sistema de limpeza o asfalto.

A Road Racing fica responsável por pintar as linhas de limite de pista, desde o pit lane até as áreas de ativação do DRS. Em traçados como o da Bélgica, que tem 14 quilômetros de extensão, os funcionários enfrentam algumas dificuldades pelo longo espaço.

Detalle de piano con grava

A tinta utilizada foi aprovada pela FIA por sua alta durabilidade, mantendo a aderência em traçados molhados. O responsável pela empresa ainda contou que recebe planos de como as pinturas devem ser feitas, para manter a segurança dos pilotos.

A máquina de ar comprimido é responsável por estampar a pintura e garantir que não haja problemas durante o fim de semana. A empresa também fica responsável por garantir que os comissários consigam definir os limites de pista, desta maneira, aplicam uma faixa azul ou verde para entender se um piloto cruzou a linha.

A tinta demora cerca de 30 minutos para secar e, assim que a obra está concluída, os carros recebem a autorização para iniciarem o fim de semana.

ESPECIAL: BORTOLETO fala sobre F1, briga na F2, treta na McLAREN, fenômeno Verstappen e mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #294 – Qual é a situação dos brasileiros para 2025 na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Leclerc sobre Hamilton na Ferrari: "Poderei aprender com um dos melhores"
Próximo artigo F1 - Verstappen: "O que funciona para mim pode não funcionar para outra pessoa"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros