F1: Como o circuito é preparado antes de uma corrida?
Traçados recebem pinturas especiais para os fins de semana
Um fim de semana de corrida da Fórmula 1 exige muito mais do que simplesmente pensar nos eventos e na disposição das garagens. Toda a preparação é feita visando questões comerciais e logísticas, inclusive a pintura do asfalto.
Você sabe como é feito todo o processo para a apresentação espetacular do circuito durante as provas? Matt Amys postou um vídeo no YouTube para responder ao questionamento.
O influenciador digital viajou à Spa-Francorchamps para conversar com o RoadGrip e entender todo o processo de preparação para um GP. A empresa britânica tem muitos anos de experiência na área e produz as pinturas de Yas Marina, Las Vegas, Losail, Marina Bay, Zandvoort, Red Bull Ring, Silverstone, Monza e Miami.
Na entrevista, descobrimos que vários funcionários são levados à pista dias antes para iniciar os trabalhos. Eles utilizam máquinas de precisão para as pinturas, mas fazem detalhes com à mão com pincéis. O material usado é especialmente homologado pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo.
A empresa britânica criou um novo padrão de design, com pontos-chave que focam no visual para as câmeras, segurança dos pilotos, e sistema de limpeza o asfalto.
A Road Racing fica responsável por pintar as linhas de limite de pista, desde o pit lane até as áreas de ativação do DRS. Em traçados como o da Bélgica, que tem 14 quilômetros de extensão, os funcionários enfrentam algumas dificuldades pelo longo espaço.
A tinta utilizada foi aprovada pela FIA por sua alta durabilidade, mantendo a aderência em traçados molhados. O responsável pela empresa ainda contou que recebe planos de como as pinturas devem ser feitas, para manter a segurança dos pilotos.
A máquina de ar comprimido é responsável por estampar a pintura e garantir que não haja problemas durante o fim de semana. A empresa também fica responsável por garantir que os comissários consigam definir os limites de pista, desta maneira, aplicam uma faixa azul ou verde para entender se um piloto cruzou a linha.
A tinta demora cerca de 30 minutos para secar e, assim que a obra está concluída, os carros recebem a autorização para iniciarem o fim de semana.
ESPECIAL: BORTOLETO fala sobre F1, briga na F2, treta na McLAREN, fenômeno Verstappen e mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #294 – Qual é a situação dos brasileiros para 2025 na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.