Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - Desmaios, problemas de visão e vômito no capacete: saiba quais pilotos mais sofreram no GP do Catar

Norris relatou perda de consciência de alguns pilotos no centro médico após a corrida de Losail, enquanto Leclerc refletiu sobre 'visibilidade' e Ocon falou sobre 'perrengue'

George Russell, Mercedes F1 W14, Pierre Gasly, Alpine A523

O GP do Catar de 2023 foi uma das corridas mais extremas dos últimos tempos na Fórmula 1, levando muitos pilotos fisicamente ao limite - e até além. Até mesmo o espanhol da Aston Martin Fernando Alonso, que já correu na Malásia e no Bahrein ao meio-dia, considerou essa uma das três corridas mais quentes de sua carreira de mais de duas décadas na categoria máxima do automobilismo.

O editor recomenda:

Embora a corrida tenha sido realizada à noite sob iluminação artificial, a temperatura no Catar era de 31 graus. Os macacões à prova de fogo usados pelos pilotos e o calor dos motores, é claro, aumentaram ainda mais a temperatura dentro do cockpit. 

Além disso, o circuito do Catar é uma pista muito física, com curvas de altíssima velocidade. Por fim, quando a corrida foi forçada a ter pit stops a cada 18 voltas, eles enfrentaram um desafio físico muito difícil. 

Desidratação

Quase todos os pilotos enfrentaram desidratação. O norte-americano da Williams Logan Sargeant, que havia adoecido no início da semana e já não estava em condições ideais, não conseguiu mais suportar as circunstâncias durante a corrida e foi de volta para a garagem. 

Após a corrida, o anglo-tailandês da Williams Alex Albon, o canadense da Aston Lance Stroll e o dinamarquês da Haas Kevin Magnussen tiveram dificuldades para sair de seus carros. Stroll foi para a ambulância após sair do carro. Albon, como muitos outros pilotos, foi ao centro médico.  

 

Stroll disse ter 'perdido a consciência' dentro do carro em alguns momentos. Após a corrida, o britânico da McLaren Lando Norris, terceiro colocado no GP, disse que alguns pilotos desmaiaram no centro médico. A maioria dos competidores foi tratada para combater a desidratação. 

Outro nome que teve problemas devido às condições durante a corrida foi o francês da Alpine Esteban Ocon. O piloto vomitou dentro de seu capacete "por duas voltas, nas voltas 15 e 16", conforme ele mesmo relatou.

Esteban Ocon, Alpine A523

Esteban Ocon, Alpine A523

Foto: Sam Bloxham / Motorsport Images

Apesar do vômito na parte inicial da corrida, Ocon continuou a pilotar nessas condições difíceis por cerca de 42 voltas e terminou a corrida em 7º. Ele acrescentou que deixou para trás seu mais GP na F1. O monegasco da Ferrari Charles Leclerc relatou dificuldade até para enxergar.

“Isso é algo que talvez tenhamos que discutir porque a certa altura não é nem uma preparação física, é só uma desidratação a tal ponto que você e sua visão ficam muito piores. Sua frequência cardíaca está disparando e é muito difícil controlar tudo isso, então foi muito, muito difícil", disse.

Todos esses eventos levantaram questões sobre os limites das condições na F1 e sobre a segurança dos pilotos. Alonso sugeriu que devem ser encontradas soluções para corridas nessas condições no futuro e disse que o horário de largada poderia ser adiado. 

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #250 – Andretti é aprovada pela FIA para F1. E agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Sargeant é liberado pela equipe médica após abandonar GP do Catar
Próximo artigo F1: Red Bull “precisa desesperadamente” que Pérez se recupere e não perca vice, diz Horner

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros