Recomendado para você

F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"

F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México

F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México
Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos
NASCAR Brasil retorna ao Velocitta para a segunda etapa do Special Edition

NASCAR Brasil retorna ao Velocitta para a segunda etapa do Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil retorna ao Velocitta para a segunda etapa do Special Edition
Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4

Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4
F1: Hamilton revela que está com carro quase idêntico ao de Leclerc

F1: Hamilton revela que está com carro quase idêntico ao de Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton revela que está com carro quase idêntico ao de Leclerc
F1: McLaren está 'sabotando' Piastri? Entenda dificuldades do australiano no México

F1: McLaren está 'sabotando' Piastri? Entenda dificuldades do australiano no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: McLaren está 'sabotando' Piastri? Entenda dificuldades do australiano no México
F1: Ferrari lutará contra grande problema estrutural no México; entenda

F1: Ferrari lutará contra grande problema estrutural no México; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari lutará contra grande problema estrutural no México; entenda

F1 deve agrupar corridas por região no calendário de 2023

Medida anunciada por Domenicali aos chefes de equipe faz parte do compromisso da F1 por um campeonato mais sustentável

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42, the rest of the field at the start

A Fórmula 1 planeja agrupar as corridas por região a partir de 2023, sendo uma medida visando melhorar a sustentabilidade do esporte, reduzindo o transporte de frete e viagens do pessoal envolvido. A estratégia foi revelada pelo CEO Stefano Domenicali em reunião com os chefes de equipe no sábado em Barcelona.

Em 2019, a Liberty Media anunciou um plano para neutralizar as emissões de carbono do esporte até 2030, e tornar o calendário mais racional parece ser um ponto chave desse compromisso, ao lado de outras iniciativas como o uso de combustíveis sintéticos.

Leia também:

Ao mesmo tempo, um calendário mais eficiente pode ajudar a controlar o aumento dramático no custo dos fretes, que afeta as equipes e a organização da F1. A categoria foi atingida não apenas pelo aumento dos preços, mas a menor disponibilidade.

A F1 já havia falado no passado sobre consolidar o calendário por região, mas parece que agora deve levar isso adiante mas, para isso, precisará negociar com os promotores. Enquanto algumas corridas tradicionalmente são agrupadas, há algumas anomalias ao longo do ano.

Em 2022, Miami foi uma corrida solitária entre provas na Europa, enquanto no próximo mês a F1 visitará em semanas consecutivas Baku, no Azerbaijão e Montreal no Canadá.

Apesar de Domenicali não ter entrado em detalhes sobre o plano, foi apurado que Baku pode entrar em um grupo de corridas junto com Xangai e Suzuka. Mas uma complicação enfrentada pela F1 é a que a situação da China com a Covid-19 segue incerta, e mudar a prova para o fim do ano pode ajudar a categoria.

Outra opção que pode ser considerada é colocar Miami e Montreal juntas, o que forçaria pelo menos uma a mudar sua tradicional data. A colocação de Mônaco no fim de maio reduz a flexibilidade da F1 neste ponto do ano. Já as corridas do Oriente Médio podem ser colocadas juntas, com Bahrein e Arábia Saudita no começo do ano e Catar e Abu Dhabi no final.

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN vence AOS TRANCOS E BARRANCOS, Russell DÁ SHOW e Leclerc AMARGA abandono

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #178: Será o fim da linha para Vettel e Alonso na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Wolff diz que Mercedes reduziu pela metade vantagem de Red Bull e Ferrari
Próximo artigo F1: Ferrari diz que não teve aviso sobre falha "realmente repentina" do motor de Leclerc

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros