Fórmula 1 GP de Abu Dhabi

F1 diz que GP de Abu Dhabi não será afetado pela guerra em Gaza

Os boatos sugerem que a final da temporada, que ocorre de 24 a 26 de novembro, corria o risco de ser cancelado após atualização do Foreign & Commonwealth Office

Mechanics and marshals clear the grid as the drivers prepare to start the race

A Fórmula 1 diz que o GP de Abu Dhabi de 2023 não corre grande risco de ser cancelado, em meio a especulações que associam a realização da corrida à guerra entre Israel e Gaza.

Os boatos sugerem que a final da temporada, que ocorre de 24 a 26 de novembro, corria o risco de ser cancelado após atualização do Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido.

O editor recomenda:

Em 29 de outubro, o FCO atualizou o nível de alerta de terrorismo para os Emirados Árabes Unidos, alertando que ataques "indiscriminados" são "muito prováveis", inclusive em locais "visitados por estrangeiros".

O FCO observa: "Os terroristas continuam a emitir declarações ameaçando realizar ataques na região do Golfo. Essas declarações incluem referências a ataques a interesses ocidentais, incluindo complexos residenciais, interesses militares, petrolíferos, de transporte e de aviação, bem como a locais movimentados, incluindo restaurantes, hotéis, praias, shopping centers e mesquitas".

"Você deve manter um alto nível de conscientização sobre segurança, principalmente em locais públicos e eventos públicos. Há uma grande ameaça de ataques terroristas em todo o mundo que afetam os interesses e os cidadãos britânicos, inclusive de grupos e indivíduos que consideram o Reino Unido e os cidadãos britânicos como alvos. Você deve permanecer vigilante o tempo todo."

Essa atualização foi erroneamente confundida com uma resposta à guerra entre Israel e Gaza.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, at the start

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, na largada

O aumento do nível de alerta coloca os Emirados Árabes Unidos no mesmo status de terror de outras nações que sediaram a F1 recentemente: Alemanha, França, Bélgica e Bahrein.

A F1, então, afirmou que o GP de Abu Dhabi não corre o risco de ser cancelado. O Motorsport.com entende que a situação foi esclarecida com as equipes e os diretores de equipe.

O GP da Arábia Saudita de 2022 acabou sendo realizado em meio à resistência de alguns pilotos após um ataque de míssil em uma instalação de petróleo da Aramco nas proximidades durante a primeira sessão de treinos.

Os pilotos se reuniram por mais de quatro horas, com conversas que se estenderam até as primeiras horas da manhã de sábado em Jeddah, pois consideraram a possibilidade de boicotar a corrida antes de terem suas preocupações com a segurança resolvidas.

A F1 também retirou a Rússia do calendário de 2022 após a invasão à Ucrânia, enquanto o GP do Bahrein de 2011 foi cancelado devido aos protestos contra o governo relacionados à Primavera Árabe.

Confira os horários da Fórmula 1 em Interlagos:

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 11h30 Bandsports
Classificação (Para o GP de domingo) Sexta-feira 15h Bandsports
Classificação Sprint Sábado 11h Bandsports
Corrida Sprint Sábado 15h30 Band e Bandsports
GP de São Paulo Domingo 14h Band

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário
TELEMETRIA Quarta-feira 16h
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 19h
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após a classificação
Q4 Sábado Após a sprint
PÓDIO Domingo Após a corrida
RETA FINAL Segunda-feira 18h45

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff admite que não há garantia de vitória em Interlagos neste fim de semana
Próximo artigo Aston Martin anuncia renovação de Drugovich como reserva para 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil