F1: Em 2026, FIA pode resolver problema de desconforto dos pilotos, afirma chefe da McLaren

Chefe da McLaren, Andrea Stella, afirma que FIA tem ferramentas necessárias para garantir que a próxima geração de carros seja mais confortável para os pilotos

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Como os atuais carros da Fórmula 1  com efeito solo têm melhor desempenho quando estão mais próximos da superfície da pista, os pilotos têm manifestado cada vez mais preocupação com o desgaste físico que estão enfrentando. A questão tem sido discutida em reuniões da Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA), com pedidos para que sejam tomadas medidas.

O campeão mundial Max Verstappen levantou a questão com a FIA no GP do Bahrein, que abriu a temporada, em meio a pedidos para que as novas regras estabelecidas em 2026 resolvam esse problema.

Leia também:

Em entrevista à BBC, Verstappen disse: "No final da reta com carga total, o impacto é muito alto com as baixas alturas de pilotagem."

E, mais recentemente, Lando Norris disse que a batida constante que ele estava enfrentando dos carros atuais estava começando a ter um impacto.

"Há certos momentos em que isso começa a ter um preço. Definitivamente, não é tão ruim quanto era há dois anos. As coisas melhoraram desde então, com o porpoising e tudo isso. Mas você ainda tem que dirigir os carros extremamente baixos e rígidos, e todas essas coisas. E isso cobra seu preço.", alertou o britânico.

Andrea Stella, chefe da McLaren

Andrea Stella, chefe da McLaren

Foto de: Erik Junius

À medida que a FIA começa a trabalhar na elaboração de novas regras para 2026, as equipes têm a esperança de que a próxima geração de carros leve em conta algumas das lições dos últimos anos.

E, especialmente, com a compreensão muito maior agora sobre os motivos pelos quais os carros precisam ficar mais baixos, Andrea Stella, chefe da McLaren acha que não há desculpa para não melhorar as coisas.

"Todos esses aprendizados devem definitivamente ser levados em conta na elaboração dos regulamentos de 2026. Será inconveniente e um trabalho incompleto se, em 2026, os carros tiverem problemas semelhantes aos de 2022, ou se tivermos novamente problemas não intencionais, porque ainda temos tempo para estudar, e até mesmo as ferramentas em alguns anos serão aprimoradas.", 

"Devemos tocar o solo em boa forma em 2026, porque o que aconteceu em 2022 foi muito desafiador. Às vezes, foi um desconforto para os pilotos e, às vezes, foi extremo. E, às vezes, era perigoso porque os carros ficavam bastante instáveis. Portanto, definitivamente precisamos nos esforçar para estar em uma forma melhor. E agora temos as ferramentas para fazer isso.", explicou Stella.

O chefe da McLaren admite que as equipes de F1 foram surpreendidas com o comportamento da atual geração de carros com efeito solo quando foram lançados pela primeira vez em 2022.

"Os regulamentos de 2022 surpreenderam com alguns desafios não previstos. Percorremos um longo caminho para entender esses desafios. Essa também é a razão pela qual esses carros são muito mais confortáveis de pilotar agora.", disse.

"Mas eles ainda podem ser bastante complicados, porque se você pegar os setores de alta velocidade, eles tendem a quicar um pouco. Eles têm um pouco de porpoising, e os carros podem ficar bastante nervosos por causa desse fenômeno. Não se trata apenas do conforto, mas também do quanto o carro fica no limite quando você começa a sentir essas oscilações dinâmicas.", encerrou.

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pirelli espera resolver problemas de superaquecimento nos pneus até 2025
Próximo artigo Tudo o que você precisa saber sobre o pitwall na F1 - quem fica lá e o que fazem durante um GP

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil