F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
Mesmo com renovação do contrato do atual chefe de equipe, Frédéric Vasseur, o ex-CEO da Red Bull pode ir para a Scuderia no futuro

Foto de: Red Bull Content Pool
Depois do GP de Singapura, marcado por problemas nos freios dos carros de Charles Leclerc e de Lewis Hamilton e por falas duras do piloto monegasco, a crise da Ferrari parece se agravar cada vez mais. Agora, rumores de um desejo da Scuderia pelo ex-chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, retornaram ao paddock da Fórmula 1.
Segundo Ralf Bach, jornalista do portal alemão F1-Insider, o CEO da Ferrari, John Elkann, considera fortemente a ida de Horner para Scuderia, principalmente pelo desejo de demitir o atual chefe de equipe, Frédéric Vasseur, mesmo após o francês estender o vínculo contratual com Maranello por mais alguns anos.
Bach também afirmou que, caso a Scuderia contrate Horner, o desejo longínquo de ter Max Verstappen correndo pela escuderia italiana no futuro seria extinguido: "Horner tem 14 títulos mundiais em seu currículo. Elkann é considerado um cara muito emocional, que não se interessa pelo que pensava ontem, mas sim pelo que pensa hoje".
"Eles renovaram o contrato de Vasseur, e ainda assim sua posição aparentemente já está balançando novamente. E é aí que entra Horner. Eles aparentemente não percebem que estão fechando a porta para Verstappen", afirmou o jornalista.
Um dos pontos destacados por Bach é o acordo do processo da ex-funcionária da Red Bull contra Horner na justiça britânica, com o jornalista afirmando que ele agilizou a negociação para focar em conseguir um novo espaço na F1.
“Está claro por que Horner está fazendo isso. Ele quer evitar o julgamento, porque no momento está procurando um emprego — talvez até já tenha um encaminhado. Se ele realmente vê uma oportunidade na Ferrari, o que acabou de acontecer faz todo o sentido", apontou.
Johnny Herbert vê Ferrari como destino provável de Horner
Johnny Herbert, ex-piloto de Fórmula 1, afirmou, em entrevista ao site GrandPrix247, que Horner seria um "líder" que a Ferrari não tem no momento e capaz de aplicar uma "fórmula vencedora" que foi perdida quando Adrian Newey, ex-Red Bull considerado 'guru do design', foi para a Aston Martin invés da Ferrari.
“Como em qualquer coisa, você precisa ser capaz de atrair o pessoal certo para ter a chance de ter o carro mais rápido,” disse Herbert. “Tenho certeza de que houve uma tentativa de trazer Adrian Newey e talvez essa tentativa devesse ter sido maior para que isso acontecesse".
“Gosto muito do Fred Vasseur, mas talvez seja necessário alguém que tenha conseguido criar uma fórmula vencedora. E isso potencialmente aponta para Christian Horner. O principal alvo deles precisa ser o Christian".
Herbert destacou que a Ferrari já tem muitos dos elementos essenciais para se tornar campeão, só não foi capaz de juntá-los: "A equipe tem todos os ingredientes que precisa. Só não conseguiram juntá-los ainda. Eles têm os pilotos, então não há discussão nesse ponto. Provavelmente já superaram muitos daqueles erros, erros em paradas de box, erros de estratégia que costumavam cometer".
No entanto, o ex-F1 também afirmou que falta alguém para Ferrari construir o carro campeão: "Mas o ritmo puro e bruto do carro não está lá. Então, você precisa de alguém, mas ainda não conseguiram atrair as pessoas necessárias para conseguir produzir o carro que seja bom na pista".
“Adrian saiu da McLaren e foi para a Red Bull, onde recebeu liberdade do Christian. Ele criou o ambiente no qual Newey pôde respirar e prosperar. Quando você deixa Adrian respirar livremente e com facilidade, você tira o melhor dele".
“E é isso que a Ferrari ainda não conseguiu alcançar. Eles não têm aquela pessoa que é o líder. Você precisa que a gestão seja capaz de atrair essa pessoa certa e então dar a ela a liberdade para fazer o que quiser", concluiu.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.