Recomendado para você

F1: Verstappen reclama de falta de aderência no México e minimiza chance de vitória

F1: Verstappen reclama de falta de aderência no México e minimiza chance de vitória

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen reclama de falta de aderência no México e minimiza chance de vitória
F1 AO VIVO: Verstappen domina TL2; Piastri apenas 12º e Bortoleto 15º

F1 AO VIVO: Verstappen domina TL2; Piastri apenas 12º e Bortoleto 15º

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 AO VIVO: Verstappen domina TL2; Piastri apenas 12º e Bortoleto 15º
F1: Verstappen é mais rápido no TL2 no México; Bortoleto é 15° à frente de Hulkenberg

F1: Verstappen é mais rápido no TL2 no México; Bortoleto é 15° à frente de Hulkenberg

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen é mais rápido no TL2 no México; Bortoleto é 15° à frente de Hulkenberg
Stock Car: Zonta assume ponta em segundo treino livre de Campo Grande

Stock Car: Zonta assume ponta em segundo treino livre de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Zonta assume ponta em segundo treino livre de Campo Grande
VÍDEO F1: Fora do TL1 no México, Russell se disfarça e assiste treino na arquibancada com os fãs

VÍDEO F1: Fora do TL1 no México, Russell se disfarça e assiste treino na arquibancada com os fãs

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
VÍDEO F1: Fora do TL1 no México, Russell se disfarça e assiste treino na arquibancada com os fãs
F1: McLaren justifica escolha por pausa no desenvolvimento do carro de 2025

F1: McLaren justifica escolha por pausa no desenvolvimento do carro de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: McLaren justifica escolha por pausa no desenvolvimento do carro de 2025
F1: Jacques Villeneuve critica McLaren por tratamento 'infantil' com Norris e Piastri

F1: Jacques Villeneuve critica McLaren por tratamento 'infantil' com Norris e Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Jacques Villeneuve critica McLaren por tratamento 'infantil' com Norris e Piastri
F1: Verstappen responde 'zoeira' de Norris sobre fita em Austin e alfineta rival

F1: Verstappen responde 'zoeira' de Norris sobre fita em Austin e alfineta rival

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen responde 'zoeira' de Norris sobre fita em Austin e alfineta rival

F1 em perigo? Vettel diz que categoria desaparecerá se não tiver motores sustentáveis e de tecnologia relevante

Tetracampeão teme que principal divisão do automobilismo perca posto de 'inovadora' e alerta: "Unidade de força atual é eficiente, mas inútil"

Sebastian Vettel, Aston Martin

Em meio às contínuas discussões a respeito da Fórmula 1 no campo sustentável, Sebastian Vettel é um dos mais atuantes à favor de uma categoria mais "verde". No entanto, o alemão acredita que isso deve ser feito de forma inteligente e mantendo a tradição do esporte de ser inovador e criando tecnologias relevantes, do contrário, "desaparecerá".

O piloto da Aston Martin concedeu entrevista ao site The Race, onde pontuou suas principais críticas ao atual regulamento e como vê o congelamento dos motores a partir do ano que vem até as próximas unidades, previstas para 2026. Segundo ele, isso colocará uma pressão na F1 e fará com que a divisão tenha que correr para recuperar seu posto de vanguarda.

Leia também:

"A F1 não é verde", reiterou Vettel. "Vivemos em uma época em que temos inovações e possibilidades de, indiscutivelmente, torná-la sustentável também e não perder nada do espetáculo, da velocidade, do desafio, da paixão. Temos tantas pessoas inteligentes e poder de engenharia aqui que poderíamos encontrar soluções."

"Os regulamentos atuais são empolgantes, o motor é supereficiente, mas é inútil, não vai ser uma fórmula que estará na estrada ou em seu carro quando você decidir comprar um novo. Portanto, qual é a relevância? Há certas coisas para o futuro mais relevantes que, se vierem, serão boas. Se não, não estou otimista. Acho que a categoria desapareceria nesse caso - e provavelmente com razão."

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21 Mule

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21 Mule

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Um dos assuntos no debate da F1 mais sustentável é a respeito dos combustíveis e qual deveriam ser suas composições. Para Vettel, os usados pela categoria não a fazem cumprir seu papel de trazer tecnologias revolucionárias.

"Não sou um especialista em todos os combustíveis, mas prefiro os sintéticos do que biocombustíveis", declarou. "Eles são um pouco complicados, mas você precisa obter carbono de algum lugar."

"É definitivamente certo que a F1 busca combustíveis renováveis e um uso para sintéticos, mas agora temos um conteúdo de apenas 10% de 'e-combustíveis' - o que não é uma revolução. Você pode comprá-lo em bombas ao redor do mundo há vários anos. Isso não corresponde às ambições de que a F1 tem de ser líder tecnológica."

A próxima grande mudança técnica da categoria será feita em 2026, com a introdução de um novo motor que já teve seus detalhes anunciados pela FIA e que deve ter menor impacto ambiental. No entanto, antes disso, haverá um congelamento a partir de 2022, o que dará às escuderias mais tempo para desenvolver as novas unidades, mas deixará a F1 pressionada, segundo Vettel.

"Fala-se que algo pode mudar, mas com o congelamento até 25/26, serão mais cinco anos de nenhum progresso que eu acho que colocarão nosso esporte sob grande pressão."

Mari Becker revela bastidores de tretas de Hamilton x Verstappen na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #155 - Piores da F1 2021: Quais pilotos/equipes decepcionaram? Masi é consenso?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ferrari passa em teste de colisão e homologa carro de 2022
Próximo artigo F1: Red Bull e Mercedes não creem em favoritismo para próxima temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros