F1: Entenda como as ultrapassagens mudarão em 2026 com o novo regulamento
A temporada 2026 da Fórmula 1 estreará um novo conjunto de regulamentos, que poderá mudar a forma como os carros ultrapassam

Foto de: FIA
O chefe da Williams, James Vowles, acredita que as ultrapassagens serão muito diferentes na temporada 2026 da Fórmula 1, o que trará mais ênfase na habilidade técnica do piloto do que nas ferramentas de auxílio.
A categoria está em processo de introdução do que é, indiscutivelmente, a maior mudança de regulamento da história, com revisões no chassi e na unidade de potência. Haverá mais ênfase na energia elétrica, uma divisão, praticamente, de 50-50 com o motor de combustão interna, além de carros mais leves e menores em uma tentativa de melhorar as corridas e ultrapassagens.
Embora os pilotos tenham se mostrado inicialmente céticos após os testes no simulador, com Charles Leclerc dizendo que os carros eram "menos agradáveis", Vowles acredita que agora eles estão adorando o desafio de dominar as mudanças que estão chegando.
A questão foi colocada a ele durante a coletiva de imprensa dos chefes de equipe antes do GP de Singapura no último fim de semana, e Vowles disse: "As ultrapassagens serão diferentes, mas acontecerão, só que de uma forma diferente da que estamos acostumados agora."
"Os pilotos tiveram que fazer isso uma vez e pensaram que não era muito bom, depois, na segunda vez, pensaram que era interessante, depois, na terceira ou quarta vez, isso é coisa de piloto de corrida, eles estão realmente interessados e há uma maneira muito diferente de otimizá-la como uma solução e eles podem ver como a vantagem pode surgir."

James Vowles, diretor da equipe, Williams Racing
Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network
"Então, a partir dessa perspectiva, acho que será interessante e que aumentará as ultrapassagens, mas não nas áreas que você acha que aumentará, essa é provavelmente a maneira correta de dizer isso."
Ele acrescentou que os principais pontos de ultrapassagem de um circuito podem mudar como resultado, usando Spa como exemplo, considerando que haverá menos ênfase em fazer uma ultrapassagem no início da reta Kemmel.
Essa é uma consequência da substituição do DRS por um sistema de ultrapassagem manual que, na verdade, é um botão de "push-to-pass" que dá mais energia ao carro que o segue a partir de 280 km/h. Devido à dependência adicional de energia elétrica, Vowles acredita que isso favorecerá os pilotos mais sintonizados com seus carros, em vez de simplesmente confiar no DRS para ultrapassar.
"Da forma como as regras estão no momento, acho que eles estarão mais ocupados no cockpit", disse ele. "Não acho que isso seja uma coisa ruim, acho que haverá aqueles que ficarão no topo como resultado disso, que são aqueles que controlam completamente o carro e seus comportamentos e que pensam fora da caixa."
"As áreas que são diferentes são simplesmente... Que você pode quase encher toda a bateria em uma zona de frenagem, mas pode esgotá-la em uma reta. Portanto, isso cria uma dinâmica muito diferente da que temos este ano."

Lewis Hamilton, Ferrari, Carlos Sainz, Williams, Franco Colapinto, Alpine
Foto de: Andy Hone / LAT Images via Getty Images
Mas ainda não se sabe exatamente como será o próximo ano, pois as equipes ainda estão desenvolvendo seus carros para 2026. A primeira vez que eles serão vistos na pista será na pré-temporada, com três testes programados para o início do próximo ano. Haverá um teste privado de cinco dias em Barcelona, de 26 a 30 de janeiro.
O chefe da Aston Martin, Andy Cowell, que estava na mesma sessão que Vowles, acha que a etapa de abertura será muito diferente da de 2025 devido aos novos regulamentos.
"No teste de Barcelona, será que todos nós vamos fazer 800 quilômetros por dia, como fizemos no Bahrein há 10 meses? Não", disse ele. "Vamos fazer tudo junto e garantir que tudo funcione e que o carro dê a volta na pista e retorne com sua própria potência."
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.