Recomendado para você

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona

Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona

F3
F3
Monza
Clerot é 6º e Fefo Barrichello é 29º no primeiro dia de testes da F3 em Barcelona
F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"

F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Susie Wolff comenta 'caso Horner': "Foi uma verdadeira vergonha"
Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
Após a confirmação de Russell e Antonelli, veja como está grid da F1 2026, com quatro vagas ainda em aberto
Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?
Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Ocon 'abre o coração' sobre infância difícil para alcançar sonho da F1
Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

Fórmula 1
Fórmula 1
Quanto os pilotos desembolsam para participar de um TL1 na F1? Julgamento Palou-McLaren revela números

F1: Entenda como Mercedes provocou 'troca de farpas' entre Red Bull e McLaren em Portugal

Mensagem de rádio a Norris no Q3 levou a insinuação de Helmut Marko de que a McLaren estaria ajudando a Mercedes

Lando Norris, McLaren MCL35M

O final de semana da Fórmula 1 em Portimão foi marcado por polêmicas, dentro e fora das pistas. E uma, que envolveu indiretamente a Mercedes, levou a uma troca de farpas entre Red Bull e McLaren após a classificação no sábado.

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, sugeriu após a classificação que o rádio da McLaren a Lando Norris sobre não ajudar Max Verstappen durante o Q3 teria um motivo maior: ajudar a Mercedes na batalha pelo título.

Leia também:

Falando ao canal austríaco ServusTV, Marko disse que a Red Bull havia notado a mensagem, indicando que seria um plano da McLaren para ajudar sua fornecedora de motores. 

Olhando para o modo como Verstappen perdeu a pole, Marko disse: "Claro, é frustrante quando você faz o melhor tempo. Mas, na curva 4, ele teve um vento que veio por trás e isso atrapalhou. Ele perdeu tempo por conta disso".

"Na segunda saída, Lando Norris recebeu no rádio a mensagem para não ajudar Max. Muito desportivo da Mercedes. E com Vettel, claro, ele estava ocupado com o carro, para se manter na pista. Foi uma pena".

Mas a McLaren insistiu que não havia feito nada de errado, e deixou claro que estava simplesmente garantindo que nenhum rinal tirasse benefício com o vácuo.

O chefe Andreas Seidl, disse: "Primeiro, temos que deixar claro que pilotamos para nós mesmos. E não para os outros. Nosso objetivo é terminar do melhor modo possível com ambos os carros".

"Acredito que isso é normal, todos fazem, e com Max não seria nada diferente. Ninguém quer dar o vácuo ao outro, porque isso ajuda o rival. A classificação é sobre o tempo que você faz sozinho, sem ajuda de ninguém".

"E acho que esse rádio provavelmente se refere a... quando você olha para o que todos fizeram na reta principal, após terminar a volta, você simplesmente tenta sair do caminho, para garantir que todos façam a volta sozinhos, sem ajuda".

Norris disse que ele interpretou a mensagem como não devendo ajudar Verstappen ao dar o vácuo a ele durante a volta.

"Não tenho ideia do que possa ter feito errado", disse Norris. "Tinha certeza que estava longe dele e, quando deixei passar, estava do lado direito, no lado oposto da pista, o mais lento possível".

"Então fiz o meu melhor para sair da frente dele. Não queria impedi-lo. Mas não ouvi nem vi o que disseram. Não bloqueei ele ou algo do tipo. Ele nunca esteve próximo".

F1 2021: HAMILTON bate VERSTAPPEN e BOTTAS com vitória DOMINANTE em PORTUGAL após 'susto' | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

Artigo anterior F1: Hamilton promete manter disputa "limpa" contra Verstappen em 2021
Próximo artigo F1: Mercedes acredita que tem "muito com o que se preocupar" no GP da Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros