F1: Famin desmente rumores de problemas com Briatore na Alpine
"Realmente não creio que tenhamos a mesma abordagem", disse o engenheiro ao explicar a situação
Bruno Famin, Team Principal, Alpine F1 Team, Flavio Briatore, Executive Advisor, Alpine F1 and Andrea Stella, Team Principal, McLaren F1 Team
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Bruno Famin esteve no comando da Alpine nos últimos 12 meses, substituindo a saída de Otmar Szafnauer. Porém, o novo chefe da equipe francesa de Fórmula 1 será Oliver Oakes após a pausa de agosto.
O mandato de Famin na Alpine começou a ser questionado nas últimas semanas após mudanças feitas pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo. Isso porque ele decidiu retornar Flavio Briatore ao time.
Bruno deixa o paddock para focar seus esforços em transformar o centro de tecnologia da fábrica de Viry. O engenheiro terá como grande desafio as mudanças na estrutura da equipe e conseguir firmar relacionamento com a fábrica de motores da Renault em Viry-Chatillon.
Ao podcast Beyond the Grid, Famin abordou a ideia da Alpine abandonar os motores Renault e passar a usar as unidades de potência da Mercedes a partir de 2026.
"A potencial mudança na unidade de potência tem um impacto realmente grande em centenas de pessoas e projetos, porque agora estamos vendo diferentes modelos de como os fabricantes estão envolvidos na F1".
"Vemos isso na Ford, na Audi. Portanto, podemos considerar mudar o modelo, mas como eu disse, o impacto nas pessoas e nos funcionários é enorme. Esta é realmente a questão mais importante".
Famin, inclusive, falou sobre os rumores de que ele e Briatore teriam opiniões muito diferentes sobre o futuro e decisões importantes na Alpine e, por esse motivo, teria perdido seu cargo na equipe.
"Temos Flavio Briatore como consultor executivo do CEO há algumas semanas e não tive problemas nas poucas semanas em que trabalhei com ele. Mas realmente não creio que tenhamos a mesma abordagem. Se esclarecermos a gestão da equipe, será melhor para todos".
"É preciso alguém que esteja totalmente dedicado a este projeto e estou feliz por ser assim".
Bruno Famin, Team Principal, Alpine F1 Team at the Press Conference
Fotoğraf: Sam Bagnall / Motorsport Images
"Estou muito feliz por ter sido chefe de equipe na Fórmula 1 por um ano e não estou infeliz por sair".
A Alpine teve um início de temporada bastante difícil. Os pilotos não conseguiram desempenhar bem o suficiente em pista para conseguir sair do meio do grid, muitas vezes ocupando o final contra a HAAS e a Williams.
Ao avaliar o momento, Famin disse que a equipe precisa passar por grandes mudanças antes de conseguir alcançar o sucesso e tentar brigar por melhores posições.
"Nosso desempenho quando começamos a temporada foi um grande choque para todos, inclusive para mim. osso desempenho quando começamos a temporada foi um grande choque para todos, inclusive para mim".
"Mudamos muitas coisas desde que assumi o cargo - o que vimos no início da temporada foi resultado do que tinha sido feito antes e, infelizmente, mostrou-nos que precisávamos de fazer mais mudanças".
"Mudamos muitas coisas desde então, as coisas estão melhorando. O importante depois desta situação difícil foi ver que era realmente necessário mudar muito a estrutura da equipe".
ESPECIAL: BORTOLETO fala sobre F1, briga na F2, treta na McLAREN, fenômeno Verstappen e mais
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #294 – Qual é a situação dos brasileiros para 2025 na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.