F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
Scuderia já começou a testar elementos do carro do ano que vem; foco está na dinâmica dos fluídos internos

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Mark Thompson / Getty Images
A Fórmula 1 passará por uma das maiores mudanças de regulamento de sua história no ano que vem, com novas unidades de potência e um chassi reformulado. Com apenas cinco etapas restantes na temporada de 2025, as equipes já estão trabalhando no carro de 2026, incluindo a Ferrari, que não está em boa fase.
Antes do GP dos Estados Unidos, Lewis Hamilton chegou a dizer que, para a Scuderia, "as últimas corridas de 2025 serão um teste para 2026". Com mudanças na porcentagem de eletrificação do carro (50% da unidade de potência será elétrica) e novas regras de aerodinâmica, é importante que os times testem, ao máximo possível, elementos e conceitos que poderão ser aplicados no futuro.
No caso da Ferrari, segundo relatório da edição italiana do Motorsport.com, o time está trabalhando em um cabeçote de liga de alumínio para seu motor de 2026, o qual 'contará com um sistema de admissão super-secreto'. A decisão teria sido tomada após uma solução “altamente inovadora” de cabeçote de cilindro em aço, proposta por Wolf Zimmermann, chefe do setor de motores que está de saída da Scuderia, foi abandonada por preocupações com a confiabilidade.
Além disso, segundo o jornal Gazzetta Dello Sport, a Scuderia tem se concentrado também na dinâmica de fluídos internos, visando um bom sistema de resfriamento da unidade de potência.
Com o aumento da eletrificação, a energia recuperada na bateria passará de pouco menos de 180 cv para aproximadamente 470 cv. Isso significa que a bateria vai trabalhar mais intensamente, com ciclos rápidos de carga e descarga, o que pode deixá-la mais quente e forçar todo o sistema híbrido do motor. De acordo com a Gazzetta, serão feitos testes nos próximos fins de semana para simular essas adaptações, além de testes com uma nova suspensão.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.