Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

F1: Ferrari diz que ainda há dúvidas sobre como FIA controlará teto orçamentário das equipes

Valor previsto para 2022 foi reajustado em 3,1% devido à inflação, e já se discute outro reajuste de 3% para 2023, quando teto cairá para 135 milhões

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Ainda em seu segundo ano, a Fórmula 1 tenta se ajustar à nova realidade criada pelo teto orçamentário, que foi reduzido para 140 milhões de dólares para 2022, com 1,2 milhão extra para cada prova que extrapole o limite de 21 na temporada. E em meio a esse novo contexto, Mattia Binotto, diz que ainda há interrogações sobre como a FIA controlará os gastos das equipes.

Após longas discussões, esse total foi aumentado em 3,1% para este ano de forma excepcional, devido à inflação e o custos de transporte, enquanto para 2023 há na mesa a proposta de reajuste em 3%, com o teto previsto para cair para 135 milhões.

Leia também:

E enquanto o teto é visto como um dos motivos por trás da melhora na disputa das pistas, reduzindo a diferença entre as equipes, ainda restam dúvidas sobre como a FIA policiará os gastos do paddock.

O chefe da Ferrari apontou que, apesar de confiar na FIA, acredita que o policiamento financeiro segue um território inexplorado na F1.

"Isso precisa ser controlado e monitorado", disse Binotto ao Motorsport.com. "Eu confio totalmente na FIA, mas o regulamento financeiro é algo novo. E se você olhar para os regulamentos técnico ou desportivo, é algo que foi construído ao longo de muitos anos. Sim, você faz alterações, mexe um pouco no chassi, mas [o teto orçamentário] é um campo desconhecido, para a FIA e para nós".

"Sabemos exatamente o que pode ser feito e onde é preciso policiamento. É por isso que o regulamento financeiro é algo completamente novo para nós. E vamos tirar um tempo para que a FIA e as equipes o conheçam, interpretem e retifiquem, policiando e monitorando".

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Por isso, Binotto vê como fundamental que a FIA expanda sua pequena força-tarefa dedicada ao monitoramento do teto orçamentário, colocando-a no mesmo nível do departamento técnico. Até lá, ele acredita que seguirão existindo perguntas sobre o controle de gastos.

"Se você olhar para o tamanho da equipe na FIA que monitora a situação financeira, três, quatro, cinco pessoas comparado às dezenas no lado técnico, espero que em alguns anos tenhamos dezenas de pessoas monitorando o que as equipes fazem com o orçamento".

"Então é uma questão de tempo. Mas, no meio tempo, segue uma grande interrogação que precisamos superar. Acho que é parte do trabalho da FIA e função das equipes tentar acelerar isso para que tenhamos o monitoramento correto".

Podcast #191 – O que primeira parte da temporada da F1 em 2022 trouxe de bom e ruim?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Norris detona possível saída de Spa-Francorchamps do calendário da F1: "Hoje é tudo sobre dinheiro"
Próximo artigo GP da Bélgica de F1: Horários e como assistir à etapa de Spa-Francorchamps , com F2 e F3

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros