Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

F1 - Ferrari diz que "campeonato não acaba no Bahrein" e nega que precisa mudar conceito do carro

Vasseur admitiu ainda que equipe ficou surpresa com problema no motor de Leclerc, já que isso não havia acontecido na pré-temporada ou nos testes

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

A Ferrari esperava iniciar a temporada 2023 da Fórmula 1 assim como no ano passado, lutando pela ponta do campeonato contra a Red Bull. Isso não aconteceu, com a degradação de pneus deixando o time italiano bem atrás dos rivais. Mas a Ferrari defende o conceito adotado no SF-23, afirmando que a diferença de ritmo apresentada no GP do Bahrein se deve aos ajustes.

Além de não conseguir lutar contra Max Verstappen e Sergio Pérez, a Ferrari ainda sofreu com o abandono de Charles Leclerc, enquanto ocupava a terceira posição. Isso abriu a porta para o pódio de Fernando Alonso com a Aston Martin, após ultrapassar Carlos Sainz na reta final da prova.

Leia também:

Com a Mercedes já admitindo que precisa mudar a direção da filosofia do carro para voltar a brigar por vitórias, há algum debate sobre a possibilidade da Ferrari seguir o mesmo caminho.

O time de Maranello adotou uma filosofia de aerodinâmica com in wash, enquanto a Red Bull colhe os louros com seu conceito de outwash, além da Aston Martin seguir um caminho similar ao time austríaco.

Questionado se a Ferrari ainda acredita que seu conceito pode bater a Red Bull, o chefe Frédéric Vasseur disse: "Estou totalmente convencido disso".

"Nunca vi um carro capaz de igualar o ritmo de outro na classificação e não fazer isso na corrida. Então foi uma questão de ajuste e escolhas feitas no carro. Não é uma questão de conceito. Não precisamos seguir essa direção".

Vasseur acredita que a Ferrari precisa apenas melhorar pequenos detalhes para se colocar em uma posição de pressionar a Red Bull.

"Para resumir, em termos de ritmo de classificação, estamos igualando a Red Bull, pelo menos no Bahrein. Isso é algo positivo. Agora precisamos ser realistas. Se queremos melhorar, precisamos de uma imagem clara da situação, e a confiabilidade não está no nível que queremos".

"Se quisermos vencer corridas, precisamos de um fim de semana limpo, sem pequenos problemas aqui e ali". 

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, in the post Qualifying Press Conference

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, in the post Qualifying Press Conference

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Enquanto o domínio da Red Bull no Bahrein levou a sugestões de que o campeonato já acabou, Vasseur insiste que ainda não há nada garantido.

"Nunca é bom começar com um abandono, e gostaria de ter terminado, mas quero seguir consistente na minha posição. Disse antes para a equipe, na pré-temporada, que o campeonato não acaba no Bahrein, e não importa o resultado".

"Isso valeu para a pré-temporada e vale hoje. A equipe viveu situações diferentes no passado, e o mais importante agora é ter uma imagem clara da situação, ver onde estamos falhando e fazer uma análise completa para termos uma resposta forte".

Investigação sobre o motor

A Ferrari lançou uma investigação para descobrir o que houve de errado com a unidade de potência de Leclerc, que desligou enquanto ele vinha na terceira posição. Vasseur disse que o problema veio do nada, sem uma pista nos testes de dinamômetro ou na pré-temporada.

"Nunca esperávamos algo do tipo. Foi a primeira vez que tivemos isso. Não tivemos esse problema nos 6 a 7 mil km de testes que fizemos com o motor na semana passada entre as três equipes, e esse problema também não surgiu no dinamômetro".

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Pérez e Horner brincam com carro da Aston Martin: "Bom ver três de nós no pódio"
Próximo artigo F1: Verstappen espera rivais mais próximos no GP da Arábia Saudita

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros