Recomendado para você

F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone

F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone
Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR

Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR

MotoGP
MotoGP
Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR
F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve

F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve
F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi

F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi
Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão

Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão

Indy
Indy
Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão
F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'

F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Talladega II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

F1: Ferrari está confiante de que superou dor de cabeça que afetou equipes em Barcelona; entenda

O porpoising foi o assunto técnico mais comentado durante a semana da F1 em Barcelona

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

A Ferrari acredita que tenha encontrado uma solução para o porpoising, dor de cabeça que afetou todas as equipes da Fórmula 1 durante os testes de pré-temporada em Barcelona na última semana.

A equipe italiana vinha sofrendo com as 'quicadas' excessivas que o F1-75 dava nas retas de Barcelona, melhor exemplificado por esse vídeo abaixo, divulgado pela própria categoria mostrando o fenômeno no carro de Charles Leclerc:

Leia também:
 

Rico Penteado, engenheiro de motores que trabalhou na F1 por mais de duas décadas, explicou como funciona esse fenômeno.

"Esse efeito, que vem do movimento do boto, acontece porque o assoalho tem um efeito de aspiração muito forte", disse. "Então ele começa a abaixar cada vez mais o carro, e quanto mais alta a velocidade, mais ar vai passando por baixo. E como isso representa um 'atraso' na velocidade, você acaba aumentando muito o efeito de downforce, de aspiração".

"No caso, o carro vai abaixando até ele tocar no chão ou ficar em uma forma geométrica tão estrenha que acaba estolando, subindo de volta para começar de novo. Então sempre que o carro estiver em alta velocidade e tiver o efeito do assoalho, o efeito solo funcionando, ele vai chupar o carro para baixo, até bater no chão ou fechar demais impedindo a entrada do ar".

Mas no fechamento do primeiro teste, na última sexta, a Ferrari acredita que tenha feito bons progressos com o efeito, e que está em um ponto bem mais feliz com o F1-75.

O chefe Mattia Binotto disse: "Sobre os saltos, acho que foi um problema, mas não é mais. Se olharmos para quinta a tarde e o começo da sexta, estávamos quicando muito menos. De certo modo, lidamos com a situação".

Apesar de ter passado algum tempo em busca de uma solução para o porpoising, a Ferrari se mostrou competitiva durante a semana em Barcelona, sendo destacada por várias rivais como uma das equipes mais promissoras.

Mas Binotto descartou esse otimismo todo, reconhecendo que a performance de todos será mais próxima assim que toda as equipes estiverem em condições mais representativas.

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari, in the Press Conference

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari, in the Press Conference

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

"Estamos felizes, primeiro porque demos muitas voltas. Aprendemos sobre o carro, coletamos dados, mas se você olhar para a performance no tempo de volta, ainda está cedo. Não estamos correndo sob as mesmas condições e espero que os outros carros sejam muito rápidos".

"O mais importante para nós foi a consistência, coletando o máximo de dados possíveis, porque há vários problemas para resolver e potencial a ser extraído. Acho que agora voltamos a Maranello antes do Bahrein e teremos alguns dias para olharmos tudo e tentarmos otimizar o carro".

F1 2022: PIETRO FITTIPALDI de volta ao grid? HAMILTON lidera e ALONSO vê carro pegar FOGO na Espanha

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #163 - Rico Penteado destrincha carros de 2022 da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior CEO da F1 diz que "não há problemas" para substituir GP da Rússia
Próximo artigo VÍDEO: F1 e Netflix divulgam primeiro trailer da quarta temporada de Drive to Survive

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros