F1: Ferrari descarta atualizações no SF-25 para o GP do Japão
Mesmo com testes envolvendo diferentes configurações, a Scuderia vai esperar até o Bahrein para modificar o carro de 2025

A Ferrari não trará novidades técnicas substanciais no GP do Japão da Fórmula 1. As primeiras mudanças no assoalho do carro de 2025 só serão vistas no Bahrein, onde o SF-25 já correu nos testes de pré-temporada.
Para a terceira corrida da temporada, o diretor técnico Loic Serra prefere descobrir qual é o verdadeiro potencial do carro: é o carro vencedor com Lewis Hamilton na corrida sprint ou o decepcionante do GP da China, com Charles Leclerc em quinto e o heptacampeão em sexto, antes da dupla desclassificação?
Em Maranello, eles estão apostando na competitividade do carro e insistem que há muito mais potencial no SF-25 do que foi visto até agora. Os dois pilotos, juntamente com os pilotos de teste, têm trabalhado no simulador durante esses dias para encontrar a altura correta do monoposto em relação ao solo.
Se o carro da Scuderia puder descer até a pista, ele terá um desempenho muito alto, mas se a parte inferior tiver que ser levantada alguns milímetros para evitar danos por desgaste, ele subitamente se tornará a quarta força atrás da McLaren, Mercedes e Red Bull.

Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O diretor francês não perdeu a cabeça depois da China, procurando a chave para extrair o melhor de um carro que é muito difícil de ajustar. Diferentes configurações foram testadas na simulação, tanto aerodinâmica quanto mecanicamente.
O objetivo é encontrar a combinação certa de rigidez e carga da suspensão. A pista de Suzuka é tradicionalmente uma pista de carga média, mas, como em Xangai, a superfície foi recapeada, proporcionando uma superfície mais ondulada, mas com mais aderência do que no ano passado.
A Pirelli optou pelos três compostos mais duros C1, C2 e C3 porque os pneus estão sujeitos a altas tensões transversais e longitudinais, já que o circuito japonês é uma das pistas que mais testa os pneus: as simulações indicam um tempo de volta que pode ser um segundo e meio mais rápido do que o de 2024.
Está claro como é importante ter feito bem a "lição de casa" e não como na Austrália, onde a Scuderia errou na abordagem da pista de Melbourne.
Há esperança no Departamento de Corrida para virar a página: não houve caça às bruxas e não houve os rumores habituais em busca de um bode expiatório para atribuir a culpa pelo mau resultado em Xangai, mas está claro que nem sempre será assim.

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Os erros, grosseiros, claramente não se limitam ao departamento técnico: uma postagem sobre o GP do Japão desapareceu no Instagram, na qual estava escrito que a corrida foi realizada em Suzuka desde 1976.
Uma pena que a F1 tenha ido a Fuji naquele ano para a etapa que levou James Hunt ao título com a McLaren, depois que Niki Lauda decidiu abandonar a prova com a Ferrari. O austríaco, assim como outros colegas, havia respeitado um pacto que alguns dos principais pilotos haviam assinado caso a chuva continuasse a cair, tornando a corrida muito perigosa.
Na ocasião, Bernie Ecclestone exigiu que a corrida começasse regularmente porque, pela primeira vez, um GP da Ásia seria transmitido ao vivo via satélite.
MAIOR CRISE de PILOTOS da RBR? Norris X Piastri round 3, NOVO CHEFE NA SAUBER e mais! Victor Ludgero
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Impacto da crise da RBR em Max, críticas a Bortoleto, Hamilton e Piastri x Norris | Com Ricardo Molina
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.