Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Ferrari sacrifica sprint e revela erro 'básico' pré-corrida; entenda

Pensando na prova principal do domingo, a escuderia italiana não usou seus melhores conjuntos de pneus

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, lidera Carlos Sainz, Ferrari SF-23

A Ferrari não teve vida fácil na sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, neste sábado. De acordo com os pilotos da equipe, eles precisaram administrar o ritmo em todas as curvas de Interlagos com Carlos Sainz admitindo ter experimentado uma situação extrema em relação ao gerenciamento de pneus. 

Leia também:

Depois que Max Verstappen assumiu a liderança, tirando Lando Norris da pole já na primeira curva do circuito, quase todo o pelotão que estava logo atrás reclamou que precisou controlar a temperatura dos compostos.

Embora Charles Leclerc tenha conseguido sair de sétimo para o quinto lugar e seu companheiro, Sainz, tenha terminado em oitavo, uma posição acima da marca na largada, ambos foram severamente limitados pela necessidade de 'evitar' o acelerador.

O espanhol considerou que a administração de ritmo que ele já enfrentou depois que a dupla da scuderia foi à pista com um conjunto de pneus macios usados. "Usamos todos os piores conjuntos possíveis que tínhamos disponíveis e guardamos os bons para [o GP de domingo], então esperamos que isso ajude.

"Mas não será muito bom se precisarmos continuar administrando tanto nosso ritmo, o que, para nossas temperaturas, foi muito complicado. Simplesmente não pudemos forçar nossa corrida."

Sainz ainda acrescentou que também precisou reduzir o ritmo quando estava correndo com ar limpo e não apenas quando se mantinha na 'caça' a outros carros.

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

É também por isso que Daniel Ricciardo conseguiu continuar ultrapassando a Ferrari, já que Sainz estava contando apenas com o DRS para compensar sua frenagem precoce.

"Espero que a situação melhore, mas hoje foi o dia mais difícil que já tive de enfrentar. Eu estava tendo que fazer tanta administração que nem conseguia forçar a frenagem, então tive que me certificar de que tinha DRS para pelo menos ser rápido nas retas."

O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, disse que seus pilotos ficaram "expostos" devido a um erro. Ele revelou: "Cometemos um pequeno erro no resfriamento hoje e pedimos aos pilotos que fizessem uma grande administração a partir da segunda volta."

Leclerc também disse que estava recuando "basicamente em todas as curvas", mas espera que começar em segundo lugar no GP alivie um pouco a tensão. No entanto, o monegasco ponderou que o ritmo de sábado da Red Bull vai se tornar "irrelevante" a tentativa de ultrapassar Verstappen na corrida.

"Os carros estão ficando tão rápidos agora que você precisa fazer esses tipos de ultrapassagens... Mas, com certeza, do meu lado, foi a pior [até agora neste ano]. Se esse é o ritmo dos carros, tenho certeza de que, mesmo que eu o ultrapasse, isso é um pouco irrelevante, porque acho que em duas ou três voltas ele deverá estar me ultrapassando."

Confira o resultado da sprint

1 NetherlandsM. VERSTAPPENRed Bull Racing 1 24

-

      8
2 United KingdomL. NORRISMcLaren 4 24

+4.287

4.287

4.287     7
3 MexicoS. PEREZRed Bull Racing 11 24

+13.617

13.617

9.330     6
4 United KingdomG. RUSSELLMercedes 63 24

+25.879

25.879

12.262     5
5 MonacoC. LECLERCFerrari 16 24

+28.560

28.560

2.681     4
6 JapanY. TSUNODAAlphaTauri 22 24

+29.210

29.210

0.650     3
7 United KingdomL. HAMILTONMercedes 44 24

+34.726

34.726

5.516     2
8 SpainC. SAINZ JR.Ferrari 55 24

+35.106

35.106

0.380     1
9 AustraliaD. RICCIARDOAlphaTauri 3 24

+35.303

35.303

0.197      
10 AustraliaO. PIASTRIMcLaren 81 24

+38.219

38.219

2.916      
11 SpainF. ALONSOAston Martin Racing 14 24

+39.061

39.061

0.842      
12 CanadaL. STROLLAston Martin Racing 18 24

+39.478

39.478

0.417      
13 FranceP. GASLYAlpine 10 24

+40.621

40.621

1.143      
14 FranceE. OCONAlpine 31 24

+42.848

42.848

2.227      
15 ThailandA. ALBONWilliams 23 24

+43.394

43.394

0.546      
16 DenmarkK. MAGNUSSENHaas F1 Team 20 24

+56.507

56.507

13.113      
17 ChinaG. ZHOUAlfa Romeo 24 24

+58.723

58.723

2.216      
18 GermanyN. HULKENBERGHaas F1 Team 27 24

+1'00.330

1'00.330

1.607      
19 FinlandV. BOTTASAlfa Romeo 77 24

+1'00.749

1'00.749

0.419      
20 United StatesL. SARGEANTWilliams 2 24

+1'00.945

1'00.945

0.196

AO VIVO: Veja DEBATE sobre a corrida sprint do GP de São Paulo

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 



 

Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir o domingo do GP de São Paulo em Interlagos
Próximo artigo F1: Pérez ganha fôlego em batalha contra Hamilton por vice; veja tabela após sprint em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros