F1: Ferrari sacrifica sprint e revela erro 'básico' pré-corrida; entenda
Pensando na prova principal do domingo, a escuderia italiana não usou seus melhores conjuntos de pneus
A Ferrari não teve vida fácil na sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, neste sábado. De acordo com os pilotos da equipe, eles precisaram administrar o ritmo em todas as curvas de Interlagos com Carlos Sainz admitindo ter experimentado uma situação extrema em relação ao gerenciamento de pneus.
Depois que Max Verstappen assumiu a liderança, tirando Lando Norris da pole já na primeira curva do circuito, quase todo o pelotão que estava logo atrás reclamou que precisou controlar a temperatura dos compostos.
Embora Charles Leclerc tenha conseguido sair de sétimo para o quinto lugar e seu companheiro, Sainz, tenha terminado em oitavo, uma posição acima da marca na largada, ambos foram severamente limitados pela necessidade de 'evitar' o acelerador.
O espanhol considerou que a administração de ritmo que ele já enfrentou depois que a dupla da scuderia foi à pista com um conjunto de pneus macios usados. "Usamos todos os piores conjuntos possíveis que tínhamos disponíveis e guardamos os bons para [o GP de domingo], então esperamos que isso ajude.
"Mas não será muito bom se precisarmos continuar administrando tanto nosso ritmo, o que, para nossas temperaturas, foi muito complicado. Simplesmente não pudemos forçar nossa corrida."
Sainz ainda acrescentou que também precisou reduzir o ritmo quando estava correndo com ar limpo e não apenas quando se mantinha na 'caça' a outros carros.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04
É também por isso que Daniel Ricciardo conseguiu continuar ultrapassando a Ferrari, já que Sainz estava contando apenas com o DRS para compensar sua frenagem precoce.
"Espero que a situação melhore, mas hoje foi o dia mais difícil que já tive de enfrentar. Eu estava tendo que fazer tanta administração que nem conseguia forçar a frenagem, então tive que me certificar de que tinha DRS para pelo menos ser rápido nas retas."
O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, disse que seus pilotos ficaram "expostos" devido a um erro. Ele revelou: "Cometemos um pequeno erro no resfriamento hoje e pedimos aos pilotos que fizessem uma grande administração a partir da segunda volta."
Leclerc também disse que estava recuando "basicamente em todas as curvas", mas espera que começar em segundo lugar no GP alivie um pouco a tensão. No entanto, o monegasco ponderou que o ritmo de sábado da Red Bull vai se tornar "irrelevante" a tentativa de ultrapassar Verstappen na corrida.
"Os carros estão ficando tão rápidos agora que você precisa fazer esses tipos de ultrapassagens... Mas, com certeza, do meu lado, foi a pior [até agora neste ano]. Se esse é o ritmo dos carros, tenho certeza de que, mesmo que eu o ultrapasse, isso é um pouco irrelevante, porque acho que em duas ou três voltas ele deverá estar me ultrapassando."
Confira o resultado da sprint
1 | M. VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 24 |
- |
8 | ||||
2 | L. NORRISMcLaren | 4 | 24 |
+4.287 4.287 |
4.287 | 7 | |||
3 | S. PEREZRed Bull Racing | 11 | 24 |
+13.617 13.617 |
9.330 | 6 | |||
4 | G. RUSSELLMercedes | 63 | 24 |
+25.879 25.879 |
12.262 | 5 | |||
5 | C. LECLERCFerrari | 16 | 24 |
+28.560 28.560 |
2.681 | 4 | |||
6 | Y. TSUNODAAlphaTauri | 22 | 24 |
+29.210 29.210 |
0.650 | 3 | |||
7 | L. HAMILTONMercedes | 44 | 24 |
+34.726 34.726 |
5.516 | 2 | |||
8 | C. SAINZ JR.Ferrari | 55 | 24 |
+35.106 35.106 |
0.380 | 1 | |||
9 | D. RICCIARDOAlphaTauri | 3 | 24 |
+35.303 35.303 |
0.197 | ||||
10 | O. PIASTRIMcLaren | 81 | 24 |
+38.219 38.219 |
2.916 | ||||
11 | F. ALONSOAston Martin Racing | 14 | 24 |
+39.061 39.061 |
0.842 | ||||
12 | L. STROLLAston Martin Racing | 18 | 24 |
+39.478 39.478 |
0.417 | ||||
13 | P. GASLYAlpine | 10 | 24 |
+40.621 40.621 |
1.143 | ||||
14 | E. OCONAlpine | 31 | 24 |
+42.848 42.848 |
2.227 | ||||
15 | A. ALBONWilliams | 23 | 24 |
+43.394 43.394 |
0.546 | ||||
16 | K. MAGNUSSENHaas F1 Team | 20 | 24 |
+56.507 56.507 |
13.113 | ||||
17 | G. ZHOUAlfa Romeo | 24 | 24 |
+58.723 58.723 |
2.216 | ||||
18 | N. HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | 24 |
+1'00.330 1'00.330 |
1.607 | ||||
19 | V. BOTTASAlfa Romeo | 77 | 24 |
+1'00.749 1'00.749 |
0.419 | ||||
20 | L. SARGEANTWilliams | 2 | 24 |
+1'00.945 1'00.945 |
0.196 |
AO VIVO: Veja DEBATE sobre a corrida sprint do GP de São Paulo
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.