F1: FIA modifica procedimento de relargada para sprint em Baku
Entidade procura solução permanente para aplicar no restante do campeonato
A FIA concordou com a mudança nos procedimentos de relargada sob bandeira vermelha na Fórmula 1 que será introduzida na corrida sprint deste sábado em Baku.
A mudança tem o objetivo de dar aos pilotos uma chance melhor de aquecer os pneus, em uma tentativa de evitar o tipo de caos que foi visto após as relargadas na última corrida na Austrália.
Após os vários incidentes de reinício em Melbourne, os pilotos reclamaram que tiveram dificuldades para aquecer os pneus enquanto seguiam o safety car na parte inicial do procedimento de pré-início.
O assunto foi amplamente discutido na reunião de briefing dos pilotos na noite de sexta-feira, devido às preocupações óbvias sobre uma repetição em Baku, uma pista conhecida pelas paradas com bandeira vermelha.
O problema é que a FIA não pode alterar seus próprios regulamentos esportivos no decorrer de um fim de semana de corrida.
No entanto, com base em uma sugestão originalmente apresentada por Fernando Alonso, foi encontrada uma maneira de resolver o problema da temperatura dos pneus dentro dos regulamentos atuais.
Para uma retomada, as regras dizem: "A sessão de sprint ou a corrida será retomada atrás do safety car quando as luzes verdes estiverem acesas e o safety car sair da reta dos boxes. Os pilotos devem seguir o safety car a uma distância não superior a dez carros".
Alonso sugeriu que o safety car saia 30 segundos mais cedo e que o líder da corrida conduza o pelotão para a pista e estabeleça o ritmo, criando, de fato, um intervalo que dê a todos mais liberdade para aquecer os pneus, em vez de ter o ritmo ditado.
Charles Leclerc, Ferrari SF-23
Photo by: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Um porta-voz da FIA confirmou: "Esse procedimento significa que o safety car sairá dos boxes e apagará imediatamente suas luzes, de modo que, quando o pelotão sair dos boxes 30 segundos depois, o ritmo será ditado pelo carro líder na volta ao grid."
"Esse procedimento atualizado foi implementado para permitir que os pilotos gerenciem a temperatura dos pneus com mais eficiência antes do reinício da corrida."
Embora o novo procedimento esteja entrando em vigor em Baku, a FIA está procurando encontrar uma solução mais permanente para além deste fim de semana.
"A modificação das Notas de Evento é uma medida temporária, e a FIA, juntamente com as equipes e a FOM, discutirá possíveis opções para atualizar os regulamentos relacionados a esse tópico como uma solução permanente para essa questão", acrescentou o porta-voz.
Os novos tempos do procedimento de reinício são os seguintes
- Sinal de 10 minutos
- Sinal de 5 minutos
- Sinal de 3 minutos
- 2 minutos - os carros com volta deixarão os boxes para completar uma volta e retornarão ao pit lane
- Sinal de 1 minuto
- Sinal de 15 segundos
- Luz verde de saída dos boxes - o SC sairá dos boxes com as luzes acesas, as luzes serão apagadas após 1 segundo.
- 30 segundos após a saída do CS do pit lane, todos os pilotos deixam o pit lane e e seguem para o grid sem ultrapassar.
- Procedimento de largada
NOVA Sprint em Baku: qual o IMPACTO, horários com 2 qualis, como será e o que MUDA. Times afetado$!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.