F1: FIA revela que diretiva técnica anti-porpoising está apenas suspensa
Ainda segundo a FIA, instituição está trabalhando para tornar processo mais transparente para o público
A Federação Internacional de Automobilismo respondeu à edição italiana do Motorsport.com clarificando a situação em torno da Diretiva Técnica 39, afirmando que a medida tomada ano passado contra o porpoising não foi abolida, estando apenas suspensa neste começo de temporada da Fórmula 1.
A DT39 foi lançada antes do GP do Canadá, e causou uma grande polêmica, com muitas equipes acusando a FIA de favorecer a Mercedes com o uso da haste extra de fixação do assoalho.
Mas o principal ponto do documento era a introdução da Métrica de Oscilação Aerodinâmica, que media o quanto o carro quicava, forçando equipes com porpoising em excesso a modificarem a altura dos veículos.
Introduzida oficialmente na Bélgica, chamou a atenção o fato da métrica não ter sido aplicada neste começo de campeonato. Mas, segundo a FIA, ela pode ser restaurada em pouco tempo, caso necessário.
A FIA informou que ainda trabalha para que a comunicação envolvendo as DTs sejam públicas, e não somente uma comunicação interna com as equipes, o promotor e a Pirelli. Isso deve levar alguns meses, mas deve representar um grande passo para uma instituição mais transparente.
Ainda segundo a FIA, como o assunto parece sob controle no momento, foi oficializado que ele não será aplicado a curto prazo.
TELEMETRIA: Rico Penteado faz 'prévia' do GP da Austrália
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.