Recomendado para você

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: "Ficaria feliz com um carro difícil, se puder extrair mais dele", diz Bortoleto sobre atualizações

Equipe do brasileiro terá novos componentes para o C45 a partir deste fim de semana na Catalunha

Gabriel Bortoleto, Sauber

Pista de testes da Fórmula 1 na Europa por excelência, a passagem da principal categoria do automobilismo mundial por Barcelona trará consigo uma enxurrada de pacotes de atualizações das equipes neste fim de semana, incluindo a Sauber, do brasileiro Gabriel Bortoleto. E, para o piloto paulista, o objetivo é único: dar um passo adiante.

Leia também:

No dia de mídia pré-GP da Espanha, Gabriel falou de forma alongada sobre as expectativas para o pacote de atualização, sem detalhar exatamente o que a Sauber trará para este fim de semana.

"Acho que um divisor de águas é algo muito grande para a F1. Uma atualização normalmente não traz muito mas, definitivamente, esperamos que possa ser um passo à frente em relação a onde estamos hoje. Mas precisamos ver na pista, entender se funciona ou não. Esperamos que seja melhor".

Neste fim de semana, entra em vigor a nova diretiva técnica sobre a flexão das asas dianteiras, e, quando questionado se isso mudaria alguma coisa para a Sauber, o brasileiro comparou a situação de sua equipe com as da frente do grid.

"[Em comparação] às equipes principais, sim [tivemos menos trabalho]. Mas precisamos ver. Não acho que será uma coisa muito louca. Será um pouco semelhante a todos, mas talvez sintamos um pouco menos que as outras".

Sobre o propósito da atualização, Bortoleto explicou qual o objetivo da Sauber com os novos componentes trazidos para Barcelona.

"Esperamos mais downforce, um carro previsível. Mas, quando você o coloca na pista, é neste momento em que você realmente pode ver se o que trouxemos funcionará ou não. Mas essa é a nossa meta".

"O downforce precisa estar junto com a previsibilidade do carro. Hoje em dia, na F1, há muitas equipes que conseguem extrair muito downforce, mas acaba sendo um carro de pouca dirigibilidade, então você não consegue extrair 100% do potencial de downforce. Por isso, é preciso um pouco de equilíbrio entre os dois".

"Ficaria feliz em ter um carro que seja muito difícil de pilotar, não me importo com isso, se eu puder extrair mais dele. E acho que temos um carro do qual podemos extrair muito, mas não 100%. Portanto, com as atualizações que estamos trazendo, buscamos encontrar esse equilíbrio: um carro com um pouco mais de downforce, mas que eu e Nico [Hulkenberg] possamos fazer um bom trabalho na pista e extrair 100% dele".

Tradicionalmente, a prova de Barcelona é tratada como a grande prova para a ordem de forças do calendário, por ser uma pista mista, com diferentes condições, que remetem às principais características dos outros circuitos da temporada. 

E enquanto muitos veem este GP como a prova definitiva da ordem de forças da temporada, para Bortoleto, o que acontecer neste fim de semana na Espanha não será um retrato do que virá no restante de 2025.

"Não concordo 100% com isso. Porque, hoje em dia, na F1, há tantos circuitos permanentes quantos de rua, pistas com ondulações e tudo mais. Aqui é uma pista muito suave, não há quiques, hoje uma pista mais de alta velocidade. Acredito que podemos ter uma perspectiva clara de onde estamos, mas cada pista é diferente. Montreal será completamente diferente, pois é cheia de curvas. Mas espero que possamos dar um bom passo adiante com a atualização".

TELEMETRIA com RICO PENTEADO: a FIA vai EMBARALHAR a F1 na Espanha? ATUALIZAÇÕES e TUDO de Barcelona

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Norris 'abre o jogo' sobre própria temporada e nova regra da FIA válida a partir de Barcelona
Próximo artigo F1: Veja 'antes e depois' da asa da Ferrari após diretriz da FIA

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros