F1: GP de Madri assina acordo de construção do circuito para 2026
Obras devem começar em maio, com previsão de entrega para setembro do ano que vem

José Vicente de los Mozos, presidente Comité Ejecutivo IFEMA MADRID, Stefano Domenicali, presidente y CEO F1, Isabel Díez Ayuso, presidenta de la Comunidad de Madrid y de la Junta Rectora de IFEMA MADRID, José Luis Martínez-Almeida, alcalde de Madrid, Ángel Asensio, presidente de la Cámara de Comercio e Industria de Madrid
Foto de: IFEMA
Os organizadores do GP de Madri de Fórmula 1 aliviaram as preocupações sobre o cronograma da corrida ao concederem uma licitação para a construção do circuito de rua híbrido. Na terça-feira, foi assinado um contrato com a empresa de construção espanhola ACCIONA (60%) e a francesa Eiffage Construction (40%), que formarão uma joint venture (união de empresas com um fim específico) para construir o circuito de 5,47 km próximo ao aeroporto de Barajas, em Madri.
Em janeiro, o prefeito de Madri, José Luis Martinez Almeida, anunciou que as obras do circuito começariam em abril, mas os atrasos no processo de aquisição - que, segundo o Motorsport.com, envolveu cinco licitantes - fizeram com que o evento começasse a sofrer pressão para ficar pronto a tempo de estrear em setembro de 2026.
O prazo mais recente para o início da construção foi estabelecido para o começo de maio e entende-se que as obras não podem ser adiadas por muito mais tempo, para garantir um cronograma realista de 14 meses. O Motorsport.com soube que as licenças de construção devem chegar na próxima semana e que as obras devem começar logo depois disso.

madrid-cropped
"Vamos conceder a licença e, em princípio, devemos poder começar em maio a construir o circuito de F1 para que ele possa sediar a temporada de 2026", disse Almeida à Telemadrid.
"Finalmente, depois de mais de 40 anos, a F1 voltará, neste caso, às ruas de Madri, porque será um circuito de rua, que está de acordo com o que a categoria quer: circuitos urbanos. Oferecemos a eles essa possibilidade, eles aceitaram e, portanto, o povo de Madri poderá desfrutar da Fórmula 1 em 2026. Mas a melhor prova de que isso vai acontecer, insisto, é que em maio começarão as obras no circuito."
Madri assumirá a marca do GP da Espanha no lugar de Barcelona, que deve sediar sua última corrida em 2026, a menos que consiga garantir um novo contrato. Das atuais 24 corridas, o GP de Ímola, na Emilia Romagna, está praticamente garantido que perderá seu lugar no calendário.
Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.