F1: Hakkinen acredita que "irritado" Hamilton pode considerar saída da Mercedes
Bicampeão fez uma análise sobre como está o clima na Mercedes, comparando as situações de Russell e do heptacampeão
O bicampeão da Fórmula 1 Mika Hakkinen acredita que os problemas enfrentados pela Mercedes no começo da temporada 2022 podem levar um "irritado" Lewis Hamilton a avaliar uma mudança de equipe na principal categoria do automobilismo mundial.
A Mercedes vive um início de campeonato que não vivia desde o início de sua hegemonia na F1 em 2014, com um carro que não parece encontrar o rendimento para bater de frente com Red Bull e Ferrari.
E esse começo parece ser especialmente difícil para Hamilton em comparação com seu companheiro George Russell, recém-chegado à equipe alemã e que terminou à frente do heptacampeão em duas das três corridas do ano, ocupando a vice-liderança do Mundial contra a quinta posição de Hamilton.
Hakkinen analisou a situação atual que Hamilton vive na Mercedes e o que isso pode significar para o futuro do britânico com a equipe.
"É um lugar difícil para Lewis, obviamente", disse Hakkinen em um vídeo para o site de apostas Unibet. "Russell não chegou ali para ser número dois ou perder. Está ali para dar o melhor de si mesmo e trabalha para ser campeão no futuro. Não vai se dobrar perante um heptacampeão".
"A última corrida, na Austrália, foi muito dura para Lewis, realmente dura. A equipe, naturalmente, quer que os pilotos terminem a corrida. Conseguiram o resultado, não o que esperavam, mas ainda assim foram bons pontos".
"Mas estou seguro de que Lewis segue irritado pela situação. É difícil ser derrotado por George. Temo que será uma temporada realmente difícil para ele".
Lewis Hamilton, Mercedes W13, George Russell, Mercedes W13
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Hakkinen acredita que, tendo em contra que Russell vem de três anos de Williams sem ter um carro que o permitisse lutar por boas posições, tudo que conquistar nesse momento será benéfico para ele, enquanto para Hamilton é diferente, já que ele possui 103 vitórias, 103 poles e 183 pódios na F1.
"Já é difícil para a Mercedes, mas é especialmente difícil para Lewis, George vem de uma equipe com pouco ou nenhum êxito: teve alguns bons resultados na classificação, mas não nas corridas. Todas as conquistas com a Mercedes são novas para ele, tudo faz ele se sentir super bem. Mas para Lewis isso é um desastre. E com George na frente, é ainda pior".
Com a experiência de 11 anos na F1, com vários momentos difíceis apesar dos dois títulos, 20 vitórias e 51 pódios, o finlandês sente curiosidade com relação à atitude que Hamilton possa ter dentro da Mercedes.
"Me pergunto como que Lewis se comporta nas reuniões da equipe. Aposto que esteja irritado. Imagino que seja. Muitas reclamações e lamúrias".
Hamilton chegou à Mercedes em 2013 e no ano passado assinou um novo contrato que o vincula à equipe até o fim de 2023. Mesmo assim, Hakkinen acredita que a situação atual pode levar o heptacampeão a considerar uma mudança de ares.
"Isso inicia o processo natural de pensamento dos pilotos: 'deveria ir para outro lugar?'. É normal. Já está na Mercedes há anos e ganhou múltiplos títulos. Agora que as coisas não estão muito bem, pode começar a pensar em uma mudança de equipe".
POLÍTICA da F1: Os OB$TÁCULO$ para PORSCHE/RED BULL e AUDI virarem REALIDADE em '26; veja BASTIDORES
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #173: Qual tamanho dos problemas de Verstappen e Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.