F1: Hamilton vence GP da Arábia Saudita caótico e polêmico e empata com Verstappen a uma corrida do fim
Prova foi marcada por interrupções e polêmicas que mexeram com a dinâmica da corrida
Caótico é a palavra que melhor pode definir a estreia do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. A corrida em Jeddah foi marcada por acidentes, bandeiras vermelhas e muito mais. No final, Lewis Hamilton superou Max Verstappen após uma batida polêmica entre eles e uma punição ao holandês. Assim, os dois vão para Abu Dhabi empatados no Mundial.
Valtteri Bottas completou o pódio em meio ao caos Completaram os dez primeiros: Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi e Lando Norris.
A prova teve uma duração bem maior do que o normal devido a duas paralisações, por conta dos acidentes envolvendo Mick Schumacher, Sergio Pérez, Nikita Mazepin e George Russell. Além disso, o GP teve suas polêmicas, com uma manobra defensiva de Verstappen em cima de Hamilton tirando o carro para fora da pista, obrigando o holandês a perder duas posições na segunda relargada.
Por semanas, o futuro do GP da Arábia Saudita de 2021 foi colocado em xeque, devido às obras para a construção do circuito, dando a impressão de que não ficaria pronto a tempo. No final das contas, pelo menos o básico para a realização da etapa foi concluído.
Mesmo assim, o circuito não esteve imune à críticas ao longo do fim de semana, com os pilotos destacando os perigos do traçado, especialmente após a batida de Verstappen no final da classificação. E no domingo, mais um susto, com o acidente entre Enzo Fittipaldi e Théo Pourchaire na largada da corrida 3 da F2. Os dois pilotos saíram conscientes, mas o brasileiro tem uma suspeita de fratura no tornozelo.
Para Hamilton, Verstappen, Mercedes e Red Bull, o GP da Arábia Saudita é de suma importância na disputa dos Mundiais. Entre os pilotos, Verstappen tinha o primeiro match point em mãos, mas precisando fazer 18 pontos a mais que o rival, enquanto o cenário oposto permitia que Hamilton pudesse reassumir a liderança a uma corrida do fim.
A largada foi bem comportada, e não tivemos mudanças nas primeiras colocações, com Pérez sendo o único a pressionar o carro da frente, Leclerc, pela quarta posição. Ao final da volta inaugural, o top 5 vinha inalterado, com Hamilton, Bottas, Verstappen, Leclerc e Pérez, seguidos de Norris, Ocon, Gasly, Ricciardo e Giovinazzi fechando os dez primeiros.
Buscando controlar a vantagem das Mercedes, Bottas pediu pelo rádio que Hamilton apertasse o ritmo para aumentar sua diferença na frente, para que ele pudesse fazer o mesmo com Verstappen. As diferenças entre os três circulava entre 1s4 e 1s8 próximo da décima volta.
O safety car precisou ser acionado no início da 10ª volta. Mick Schumacher bateu no mesmo local de Leclerc na sexta, obrigando reparos na barreira de proteção no local, a curva 22. A Mercedes aproveitou para trazer Hamilton e Bottas aos boxes, colocando pneus duros, enquanto a Red Bull manteve Verstappen e parou Pérez.
E a estratégia da Red Bull de não parar Verstappen acabou dando certo. Na 13ª volta o diretor de provas Michael Masi confirmou a paralisação da prova, o que permitia à equipe trocar os pneus do holandês.
A direção confirmou a relargada parada, no início da 14ª volta, após uma paralisação de 20 minutos. Verstappen era o primeiro, com Hamilton em segundo, Bottas em terceiro, Ocon em quarto e Ricciardo em quinto. Completavam os dez primeiros: Leclerc, Gasly, Pérez, Sainz e Giovinazzi.
Hamilton largou melhor que Verstappen, mas o holandês foi mais agressivo na defesa, saindo fora da pista para se defender e manter a liderança. Isso fez o britânico desacelerar e perder a segunda posição para Ocon. Logo atrás, uma série de acidentes, envolvendo Nikita Mazepin, Sergio Pérez e George Russell, forçaram mais uma bandeira vermelha.
O mexicano recebeu um toque por trás de Leclerc, bateu e perdeu a asa traseira. Já Mazepin, buscando desviar, bateu em Russell e no outro muro, levando ao abandono dos três.
Durante a paralisação, uma cena inusitada nos bastidores: FIA e Red Bull 'negociando' como que Verstappen devolveria a posição por ter saído da pista na primeira curva. No final, Verstappen caiu de primeiro para terceiro, promovendo Ocon à pole e Hamilton em segundo.
A nova relargada aconteceu às 15h40, horário de Brasília, para a 17ª volta de um total de 50. Dessa vez, a Red Bull arriscou, colocando pneus médios para o holandês. Verstappen largou bem e assumiu a ponta, enquanto Ocon se manteve à frente de Hamilton. O britânico voltou à segunda posição no início da volta seguinte, quando o rival já abria 1s5 de vantagem.
Hamilton e Verstappen imprimiam um ritmo forte, com a vantagem circulando entre 0s9 e 1s5, abrindo já 6s de diferença para Ocon em terceiro no início da volta 22. Ricciardo e Bottas completavam os cinco primeiros.
O safety car virtual precisou ser acionado na volta 24. Tsunoda acertou a traseira de Vettel na primeira curva e o piloto da AlphaTauri ficou sem a asa dianteira. A quantidade de detritos na pista toda forçou um segundo acionamento do VSC, esse de maior duração, com a bandeira verde apenas na volta 33.
A 15 voltas do fim, Hamilton apertava para cima de Verstappen, reduzindo a diferença para menos de 1s, antes de mais um acionamento do VSC por novos detritos na pista.
Hamilton voltou a se aproximar de Verstappen e abriu a asa para tentar ultrapassar na primeira curva, levando o holandês para fora da pista novamente. A Red Bull avisou a ele para devolver a posição para evitar uma investigação e tirou o pé, mas fazendo isso em uma zona de alta e no meio da pista. Hamilton acabou acertando a traseira do rival, ficando com danos na asa traseira. O caso foi colocado sob investigação pelos comissários.
Mesmo assim, Hamilton voltou a se aproximar de Verstappen enquanto os comissários determinavam uma punição de 5s ao holandês. A oito voltas do fim, o britânico fez a ultrapassagem, assumindo a liderança da prova.
No final de uma prova com mais de 2h de duração, Lewis Hamilton conseguiu uma vitória que parecia improvável e deixa o campeonato mais quente do que nunca. Com Max Verstappen em segundo e o heptacampeão fazendo a volta mais rápida, os dois vão para Abu Dhabi empatados.
Valtteri Bottas completou o pódio em meio ao caos Completaram os dez primeiros: Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi e Lando Norris.
A Fórmula 1 retoma as atividades já no próximo final de semana com o GP de Abu Dhabi, etapa final da temporada 2021. A movimentação em Yas Marina começa na sexta-feira, dia 10 com os dois primeiros treinos livres. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 50 | - | 26 | ||
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 50 | 11.825 | 11.825 | 18 | |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 50 | 27.531 | 27.531 | 15 | |
4 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 50 | 27.633 | 27.633 | 12 | |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 50 | 40.121 | 40.121 | 10 | |
6 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 50 | 41.613 | 41.613 | 8 | |
7 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 50 | 44.475 | 44.475 | 6 | |
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 50 | 46.606 | 46.606 | 4 | |
9 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 50 | 58.505 | 58.505 | 2 | |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 50 | 1'01.358 | 1'01.358 | 1 | |
11 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 50 | 1'17.212 | 1'17.212 | ||
12 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 50 | 1'23.249 | 1'23.249 | ||
13 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 49 | 1 lap | |||
14 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 49 | 1 lap | |||
15 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 49 | 1 lap | |||
dnf | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 44 | ||||
dnf | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 14 | ||||
dnf | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 14 | ||||
dnf | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 14 | ||||
dnf | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 8 |
F1 AO VIVO: Penúltimo capítulo da disputa VERSTAPPEN X HAMILTON e informações sobre ENZO FITTIPALDI
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.