Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Intervenção da FIA sobre peça polêmica da Red Bull é resposta à "paranoia" dos rivais, diz Horner

Chefe da equipe taurina ficou surpreso com a reação, afirmando que a peça está no carro há três anos

Christian Horner, diretor de equipe da Red Bull Racing, no muro dos boxes
Lewis Hamilton, Equipa de F1 da Mercedes-AMG
Frederic Vasseur, Diretor de Equipa e Diretor Geral da Scuderia Ferrari e Zak Brown, CEO da McLaren Racing
Fernando Alonso, Equipa de F1 da Aston Martin
George Russell, Equipa de F1 da Mercedes-AMG
Carlos Sainz, Scuderia Ferrari
Mattia Binotto, CEO e CTO, Equipa de F1 da Stake KICK Sauber
Alex Albon, Williams Racing
Lance Stroll, Aston Martin F1 Team
Sergio Perez, Red Bull Racing
Um fã da Ferrari no paddock
Lando Norris, McLaren F1 Team, no cockpit
Detalhe do Red Bull Racing RB20
Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber
Oscar Piastri, McLaren F1 Team, no cockpit
Carlos Sainz, Ferrari SF-24
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24
Lando Norris, Equipa de F1 da McLaren
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
19

O chefe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, diz que a intervenção da FIA sobre a polêmica peça que realiza um ajuste na altura do carro de sua equipe é simplesmente para aplacar a "paranoia" de seus rivais.

A equipe de Milton Keynes esteve no centro das atenções neste fim de semana, depois que se descobriu que a FIA estava intensificando os protocolos para impedir que as equipes ajustassem a folga do "babador" dianteiro sob parque fechado.

Leia também:

Isso ocorreu como resultado de suspeitas dos concorrentes da Red Bull de que a equipe poderia estar ajustando suas configurações entre a classificação e a corrida - o que estaria fora dos regulamentos.

Embora a FIA tenha colocado selos no ajustador da Red Bull neste fim de semana, e a equipe deva fazer mudanças no carro antes do fim da temporada, Horner diz que as alegações de trapaça por parte de sua equipe são infundadas.

Questionado sobre o motivo pelo qual, se a equipe fosse inocente, a FIA teria adicionado os selos ao seu carro, Horner disse à Sky Sports:

"Porque acho que houve um pouco de reclamação de um de nossos rivais, e é função da FIA investigar essas coisas. Ele [o ajustador] está em uma lista de componentes de código aberto. Portanto, está disponível publicamente há três anos. A FIA está satisfeita com isso. Acho que é apenas para satisfazer, talvez, alguma paranoia em outras partes do paddock".

Horner explicou que não foi um processo fácil para a Red Bull ajustar o ajuste do para-choque dianteiro, pois exigiu a remoção dos painéis da carenagem e dos pedais, além do uso de uma vara de dois pés de comprimento por um mecânico.

"Todos os carros têm uma ferramenta com a qual podem ajustar a parte dianteira do babador", acrescentou Horner. "A nossa está localizada na parte dianteira, na frente do espaço para os pés, e está lá há, acho, mais de três anos. Mas é preciso retirar os pedais e outros painéis e tubulações para poder chegar até ele. Portanto, é como qualquer outro ajuste no carro".

Ele acrescentou: "Se você acha que há algum tipo de freio de mão ou alavanca que os pilotos podem ativar com uma configuração baixa, média ou alta, lamento desapontá-lo. Não há. Não há."

Horner sugeriu que seria absurdo para a Red Bull utilizar um sistema tão complicado para ajustar seu carro, quando havia outras áreas que eram muito mais fáceis e rápidas de mudar.

"Seria mais fácil ajustar a barra de rolagem traseira do que chegar a esse componente", disse ele. "Tudo isso faz parte da embalagem e da parte dianteira do chassi."

Horner achava que, após a recente controvérsia em torno do "mini DRS" da McLaren, a atenção que estava sendo desviada para sua equipe era deliberada.

"Sinto que, às vezes, é para distrair do que talvez esteja acontecendo em sua própria casa, que às vezes você tenta acender um fogo em outro lugar", disse ele.

VERSTAPPEN POLE DA SPRINT DOS EUA! Russell 2º, Leclerc 3º, Norris 4º no GRID DE SÁBADO em Austin

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - F1 volta: DECISÃO VERSTAPPEN x NORRIS e tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON! Stock Car

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes revela mudanças necessárias no carro para 2025
Próximo artigo F1 - Hamilton: Bandeira amarela de Colapinto me custou a pole na sprint dos EUA

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil