F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda
Juiz ouvirá as duas partes envolvidas e poderá decidir já na sexta-feira se processo seguirá rito considerado normal
Começa oficialmente nesta terça-feira (28) a semana de audiências sobre o caso do título mundial de Fórmula 1 da temporada de 2008, com Felipe Massa tentando na corte britânica o reconhecimento do título daquele ano. O piloto brasileiro já está presente na Royal Courts of Justice, em Londres, para acompanhar os acontecimentos junto ao seu corpo de advogados.
Sir Robert Jay será o juiz designado para ouvir as duas partes nesta semana. Hoje ele lerá os autos e amanhã iniciará a audição dos réus do caso: Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, que estarão com seus advogados tentando convencer o magistrado a não seguir com o processo. Depois, será a vez de quem acusa, no caso, os advogados do piloto brasileiro, para fazer com que o processo siga seu rito ‘normal’.
Segundo apurado pelo Motorsport.com, esta fase é de suma importância. Em caso de sucesso dos réus, o processo movido por Massa pode acabar, dependendo do entendimento do juiz, que pode tomar essa medida já na sexta-feira ou daqui algumas semanas.
Caso a decisão seja ‘pró-Massa’, o processo seguirá, com os advogados do brasileiro podendo requerer mais provas, como conversas de e-mail ou mensagens de texto, por exemplo.
Vale lembrar que nesta semana não haverá embate entre as partes, com os chamados ‘hearings’, realizados de maneira separada, mas com o 'rival' na mesma sala, apenas ouvindo o que for dito e sem o direito de interferir.
Massa entrou com um processo contra FIA, FOM e Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, após uma entrevista ao site F1-Insider, em 2023, quando disse que considerava apenas Michael Schumacher como heptacampeão mundial, já que não contava com o primeiro título do inglês, em 2008. Na ocasião, ele admitiu que soube ainda em 2008 do Crashgate e que não faria nada sobre aquele GP de Singapura para não manchar a imagem da categoria.
Mais de dois anos após o primeiro passo dado por Massa tem uma explicação: durante todo esse período, os três réus tentaram fazer com que a corte inglesa rejeitasse o processo, sem qualquer julgamento do mérito, alegando que o caso prescreveu ou que não caberia à justiça comum julgar este tipo de assunto.
Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.