F1: Leclerc critica direção de prova por decisão que dificultou sua vitória em Vegas

Piloto de Mônaco concordou com a penalidade de cinco segundos aplicada a Verstappen, mas acha que uma ordem para inversão das posições seria o mais correto

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pole position do GP de Las Vegas de Fórmula 1, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, perdeu a liderança logo no começo da corrida, quando foi passado pelo rival holandês Max Verstappen, que fez uma manobra demasiadamente agressiva com sua Red Bull. Posteriormente, o tricampeão mundial recebeu uma punição de 5 segundos acrescidos ao seu tempo de prova, mas o piloto de Mônaco crê que o adversário da Holanda deveria ter recebido a ordem de devolver a posição.

O editor recomenda:

Não foi, porém, o expediente utilizado pela direção de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o que permitiu que Verstappen liderasse por algumas voltas, antes de tomar o troco de Leclerc

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19 Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19 Charles Leclerc, Ferrari SF-23

De todo modo, o incidente foi mais um em meio à sequência de casos semelhantes que fez com que alguns pilotos questionassem a eficiência da punição de 5s, sendo que em muitas ocasiões o competidor que comete a infração consegue abrir uma distância maior através do ar limpo.

No mês passado, a questão também foi levantada em Austin, quando o britânico George Russell, da Mercedes, ultrapassou o australiano Oscar Piastri, da McLaren, pelo lado de fora da pista. Leclerc achou correta a penalização de Max, mas argumentou que ceder a posição teria sido mais justo.

"Acho que, nesse tipo de situação, seria melhor para a FIA pedir para devolver a posição, porque acho que há uma grande vantagem em cuidar dos pneus quando você tem ar livre. Mas é assim que as coisas são...", disse o monegasco após a disputa do estado norte-americano de Nevada.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, comentou: "Achamos que era possível deixá-los correr nas primeiras curvas ou na primeira volta, e foi por isso que não invertemos a posição. Então, quando ele recebeu a penalidade, ele teve de fazer as coisas da maneira mais difícil. Mas aceitamos...".

Vegas CALOU CRÍTICOS ou foi VERSTAPPEN que animou o GP? Hamilton mandou INDIRETA para Max? | Porsche

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pérez admite “crise real” e vê “pressão da mídia” na Red Bull maior do que em qualquer equipe
Próximo artigo F1: Drugovich projeta TL1 em Abu Dhabi e pós-temporada com a Aston Martin

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil