F1: Leclerc explica estratégia usando Pérez e penalidade de 5s para tentar garantir vice de construtores

Objetivo do monegasco era conseguir dar à Ferrari o P2 na luta diante da Mercedes

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, na coletiva de imprensa após a qualificação

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, na coletiva de imprensa após a qualificação

LAT Images

Charles Leclerc explicou a tentativa de "última hora" de ajudar Sergio Pérez a se defender de George Russell no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, quando a Mercedes garantiu o segundo lugar no campeonato, com a Ferrari atrás.

Leia também:

Correndo em segundo lugar, atrás do líder Max Verstappen, Leclerc tentou dar ao mexicano, terceiro colocado, uma escapada nas voltas finais para ajudá-lo a se distanciar de Russell, que estava a caminho de dar à Mercedes o segundo lugar na luta contra a Ferrari.

Pérez precisava terminar com cinco segundos de vantagem sobre Russell depois de receber uma penalidade por um toque com Lando Norris, da McLaren. Mas, embora Leclerc tenha deixado o piloto da Red Bull passar para o segundo lugar, o mexicano não conseguiu ultrapassar Russell e caiu de segundo para quarto depois que a penalidade foi aplicada após a corrida. Com isso, a Mercedes manteve a segunda posição no campeonato de construtores por três pontos.

"Foi tudo nos últimos minutos, porque Checo sofreu uma penalidade de cinco segundos", explicou Leclerc sobre sua ajuda ao piloto da Red Bull. "Tivemos que ajudá-lo de uma forma que ele pudesse terminar na frente de George com os cinco segundos. Tentei dar a ele o DRS e um slipstream, mas infelizmente não foi o suficiente."

"É uma pena que tenhamos terminado em terceiro no campeonato de construtores. Isso é tudo o que importava para mim neste final de temporada, e não conseguimos isso."

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Saindo do segundo lugar no grid, Leclerc teve duas oportunidades de passar o pole position Verstappen na primeira volta, uma na Curva 1 e outra na reta final, mas o monegasco não conseguiu fazer a manobra.

"Obviamente, eu queria tentar conseguir o primeiro lugar, mas também sabemos que, na corrida, faltou um pouco de ritmo em comparação com eles", disse ele sobre a largada. "Portanto, mesmo que eu tivesse passado Max ali, provavelmente seria ultrapassado novamente três ou quatro voltas [depois]."

"E no final, meu único objetivo era ultrapassar a Mercedes, então eu não queria perder muito suco de pneu e também tempo com Max. Mas, sim, foi divertido."

Russell disse que gostou do fato de Leclerc ter "se mantido limpo" ao não tentar segurá-lo depois de deixar Pérez passar.

"Estava apertado com o Checo no final, achei que Charles ia me apoiar, mas respeito ele por ter se mantido limpo", acrescentou Russell. "O [segundo] significa muito. Há muitas pessoas na fábrica, em Brackley, Brixworth, que trabalharam muito para conseguir isso."

"Tem sido uma temporada realmente desafiadora. Deixei a equipe na mão algumas vezes este ano, por isso estou muito satisfeito por ter conseguido chegar ao fim da linha hoje."

Veja DEBATE sobre o GP de Abu Dhabi, que encerrou a F1 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen se emociona na despedida do RB19
Próximo artigo F1: Pódio é alívio para Russell, que admite temporada abaixo

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil