Fórmula 1 GP do Catar

F1 - Leclerc mostra otimismo com Ferrari em 2024: “Aprendemos muito”

Monegasco revela que “felicidade” pelo que Ferrari pode mostrar em 2024 supera frustração pelo ritmo imposto pela Red Bull

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Charles Leclerc disse que qualquer decepção em relação ao domínio da Red Bull na Fórmula 1 é superada pelo progresso que a Ferrari fez recentemente ao acertar o que precisa fazer para 2024.

Com a equipe de Maranello tendo desbloqueado algumas compreensões-chave de seu carro desde o GP da Holanda, sua performance também foi recentemente impulsionada por um novo assoalho que chegou no Japão.

Leia também:

Eles conseguiram superar seu principal rival, a Mercedes, em Suzuka, enquanto as duas equipes travam uma batalha pela segunda colocação no campeonato.

No entanto, o ritmo total avassalador da Red Bull no Japão deixou seus rivais sem dúvidas sobre a diferença que ainda existe entre eles.

Questionado pelo Motorsport.com se o clima no momento era bom em relação ao progresso de seu próprio carro ou de desânimo devido à grande diferença para a Red Bull, Leclerc foi claro que os aspectos positivos prevalecem, por enquanto.

"Por um lado, você sempre precisa olhar para si mesmo e acho que, desde a segunda parte da temporada, desde Zandvoort, aprendemos muito", disse ele. "Então, nisso estamos felizes.”

"Em seguida, é claro, entendemos também que a Red Bull ainda está muito à frente. A McLaren também teve seu auge, e quando eles têm seu auge, são extremamente fortes, como foram em Suzuka.”

"Mas, no geral, acho que estamos mais felizes com o que aprendemos do que decepcionados com a distância para a Red Bull.”

"É porque acredito que, com o que aprendemos, podemos dar um passo significativo no futuro, o que, esperançosamente, nos ajudará a reduzir a diferença para a Red Bull o mais rápido possível."

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari,  attending the FIA press conference

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, attending the FIA press conference

Photo by: Motorsport Images

O GP do Japão também marcou uma melhoria no desempenho pessoal de Leclerc, após fins de semana na Itália e em Singapura, em que seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, havia superado o monegasco.

Leclerc sugeriu recentemente que a mudança de desempenho a favor de Sainz estava relacionada à forma como o carro da Ferrari estava configurado, saindo de frente, algo que ele não gosta.

Mas, embora tenha retomado a liderança sobre Sainz no Japão, ele não acredita que isso tenha marcado um avanço significativo em termos de resolver o que está errado com o SF-23.

"As questões do carro ainda estão lá", explicou ele. "Acredito que talvez precisemos de um carro completamente novo para nos livrarmos delas, e esse é o objetivo para o próximo ano.

"Mas com o carro deste ano, estou trabalhando bastante nele porque, no momento, não é que não possa sair de frente, podemos configurá-lo assim, mas quando está deste jeito, é extremamente inconsistente.”

"Tentei melhorar e entender quais são as formas de usar meu estilo de pilotagem de maneira diferente. Funcionou um pouco mais no Japão, mas não diria que fará uma grande diferença pelo resto do ano."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #250 – Andretti é aprovada pela FIA para F1. E agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lawrence Stroll rejeita Andretti na F1: “Funciona muito bem com 10 equipes”
Próximo artigo Prestes a ser tri, Verstappen é questionado sobre quem prefere entre Piquet e Senna na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil