Recomendado para você

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1: Marko aponta ex-Mercedes por vazamento de informações sobre gastos da Red Bull

Helmut Marko destacou que chegada de um ex-funcionário da Mercedes na FIA pode não ser o correto para analisar teto de gastos de outras equipes

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

A Red Bull foi a única equipe que extrapolou o teto de gastos da temporada 2021 da Fórmula 1 e isso custou ao time uma multa de sete milhões de dólares e uma redução de 10% no uso do túnel de vento por 12 meses, duas punições que eles consideram que afetarão o desempenho do carro de 2023 e até o desenvolvimento de 2024.

Leia também:

Para Helmut Marko, consultor esportivo da equipe, pode haver um possível conflito de interesses entre a Mercedes e a FIA, embora por enquanto ele não tenha provas precisas, mas ele menciona que há uma suspeita, depois que Shaila-Ann Rao, que foi assessora jurídica da equipe alemã, foi transferida para o corpo diretivo de automobilismo como secretária geral.

A Mercedes foi uma das primeiras equipes a insinuar que a Red Bull havia ultrapassado o limite de gastos e Marko vê uma conexão entre a presença de Shaila-Ann Rao e esse aviso à equipe alemã.

“É estranho: um funcionário da Mercedes se mudou para a FIA, trabalhou nesses documentos para o limite de custos da Mercedes e depois foi responsável por verificá-los na FIA”, disse o austríaco em declarações coletadas pela RTL.

"Em nossa opinião, certamente há uma violação de conformidade ou pelo menos uma indicação de uma violação de conformidade. A coisa toda não causa uma boa impressão."

Equipes como McLaren, Mercedes e Ferrari pediram uma forte sanção à FIA ao considerar que o limite de gastos havia sido ultrapassado em mais de cinco por cento dos 145 milhões permitidos na temporada 2021, no final descobriu-se que o número era menos de dois milhões de dólares.

Marko ressaltou que a punição imposta à Red Bull se deu por pressão de outras equipes.

“Como o teto de gastos foi aplicado pela primeira vez, essa penalidade severa foi imposta aqui, claro também sob pressão das outras equipes.

"Afinal de contas, foi divulgada de antemão informações que não tínhamos, que na verdade apenas uma equipe tinha. Claro que há muita política envolvida", acrescentou.

O consultor indicou que já tomaram medidas para que esta situação não volte a acontecer: "Estamos contratando mais contadores para ter a segurança necessária."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Sem reserva para 2023, Alpine cogita Ricciardo para a função
Próximo artigo F1 - Russell critica circuito de Las Vegas: "Não é o mais emocionante"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros