F1 - Marko exalta "melhor sexta-feira dos últimos anos" em Singapura: "Verstappen está feliz com o carro"
"O carro está melhor. No passado, ele sempre reclamava, o carro saltava como um canguru, e agora está muito melhor nas curvas, e também sai menos de frente"
Consultor de automobilismo da Red Bull na Fórmula 1, o austríaco Helmut Marko afirmou que a sexta-feira da equipe taurina em Marina Bay foi "a melhor dos últimos anos" para o time 'energético', que viu o holandês tetracampeão mundial Max Verstappen ficar em terceiro nos dois treinos livres do dia na Ásia.
"Foi a melhor sexta-feira desde não sei quantos anos aqui [em Singapura]. Então, definitivamente demos um passo à frente. Acho que na classificação [a diferença] será em centenas de segundos", afirmou o consultor.
"Basicamente, Max está feliz com o carro. Ainda há algumas pequenas coisas para ajustar e, no final, será muito, muito disputado. O carro está melhor. No passado, ele sempre reclamava, o carro saltava como um canguru, e agora está muito melhor nas curvas, e também sai menos de frente."
"Então, alguns ajustes, esperemos que funcionem. Até agora, tudo parece positivo, mas ninguém conseguiu fazer um long run por causa das bandeiras vermelhas, então é difícil dizer. Nas voltas curtas com pouco combustível, o pneu macio pareceu competitivo, mas vamos ver o que acontece", diz Marko.
"Devo dizer que o [Fernando] Alonso (da Aston Martin) foi rápido em todas as sessões, e eles também tiveram um desempenho muito bom em Budapeste, que é semelhante. Então, acho que temos que levá-los em consideração", seguiu o consultor taurino.
O austríaco também foi questionado sobre o franco-argelino Isack Hadjar, que terminou o TL2 em segundo com a Racing Bulls. "Ele foi muito impressionante. Ele já estava entre os carros mais rápidos e agora fez uma volta muito boa também. Então, ele está progredindo e fazendo o que esperamos", disse.
O acidente do outro piloto da Racing Bulls, o neozelandês Liam Lawson, no TL2 também foi assunto na entrevista do Motorsport.com com o cartola: "Ele sofreu um acidente, o que pode acontecer aqui, mas pela velocidade ele também foi competitivo".
Já o japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull Racing, foi novamente 'cobrado' por Marko. "Ele estava bem, mas ainda precisa ficar mais perto de Max", afirmou o conselheiro, antes de explicitar interesse no jovem irlandês Alex Dunne, destaque da F2 que recentemente se divorciou da Academia da McLaren.
"Ele é um piloto muito agressivo, tem um controle fantástico do carro e é rápido. Então é disso que a Red Bull gosta, e é claro que teremos uma conversa com ele", afirmou Helmut, que, por outro lado, afastou a possibilidade de colocar Dunne na F1 em 2026.
"Não, ele não tem uma superlicença", frisou o austríaco. "Vamos ver. Quer dizer, ainda faltam duas corridas na F2. Vamos ver o que ele consegue fazer", ponderou Marko, antes de confirmar que Tsunoda está com uma asa dianteira defasada em relação a Verstappen.
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.