Recomendado para você

Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Átila Abreu conta bastidores da contratação de Barrichello pela Bandeiras
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

Fórmula 1
Fórmula 1
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez

VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

F1: Massa revela segredo que teve que guardar quando assinou com Ferrari

Brasileiro se viu com sonho realizdo, mas sem poder espalhar notícia

Nove entre 10 jovens pilotos sonham com o estrelato da Fórmula 1, com um contrato em uma grande equipe, além de conquistar independência financeira e o reconhecimento pelo seu talento. Agora, imagine você conseguir dar esse passo, mas não poder divulgar publicamente.

Leia também:

Foi o que aconteceu com Felipe Massa em seu início de carreira na F1. Em trecho do documentário Motorsport Heroes, o brasileiro revelou uma passagem curiosa quando finalmente conseguiu entrar na maior categoria do automobilismo mundial.

"Em 2000 ganhei os campeonatos italiano e europeu de Fórmula Renault 2.0. Depois disso, muitas equipes queriam me contratar", disse Massa.

"Eu nem percebi, mas naquele momento eles [Ferrari] já me acompanhavam há muito tempo: tinham muitos dados de provas e corridas, toda a telemetria. Eles me disseram: 'menino, queremos levar você ao programa de jovens da Ferrari.’ Até então, eles não tinham esse programa.”

"Tudo o que eu tinha que fazer era não contar a ninguém. A história tinha que ser mantida em segredo."

"Assinei um contrato de oito anos. Mas só pude compartilhar essa alegria com minha família. Foi uma condição incrivelmente difícil".

“Fui para a Sauber, que usava motores Ferrari. Depois, eles me ligaram de Maranello novamente, e em 2006, eu mudei para a equipe. Foi assim que meu sonho se tornou realidade."

Massa correu pela Ferrari até o final de 2013. Depois disso, se mudou para a Williams. Ele se despediu da F1 no final de 2016, mas voltou para mais um ano quando a equipe Grove ficou sem Valtteri Bottas, recém transferido para a Mercedes, após a aposentadoria de Nico Rosberg. 

'Esnobado' por Senna, Massa usou episódio para dar lição a Schumacher

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Artigo anterior Hamilton responde à fala de Piquet; F1 e Mercedes repreendem comentário de Nelsão sobre Lewis
Próximo artigo F1: Red Bull anuncia projeto de seu primeiro carro disponível para venda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros