F1: McLaren e AlphaTauri trazem atualizações para GP da França; confira quais
Equipes que brigam no meio de grid focam em peças aerodinâmicas, além de novas versões de assoalho
A McLaren deve estrear um sidepod atualizado e um design de assoalho em seu carro como parte de um novo pacote de peças trazido para o GP da França de Fórmula 1.
A McLaren se viu em dificuldades para liderar as equipes do meio de grid até agora nesta temporada, apesar de sua forma tender a flutuar de pista para pista. Atualmente ocupa o quarto lugar no campeonato de construtores, empatado em pontos com a Alpine.
A equipe optou por estrear seu primeiro grande pacote de atualização da temporada no GP da Espanha em maio e, desde então, optou apenas por refinamentos em seu design no MCL36.
Mas, como parte de sua apresentação técnica pré-corrida à FIA para o GP da França, a McLaren confirmou que lançaria um sidepod atualizado e o design do assoalho como parte de um pacote mais amplo que também inclui ajustes na placa final da asa traseira e no duto de freio.
A forma do sidepod atualizado é acompanhada por uma nova posição para a escora do espelho, que a McLaren disse ser “parte de uma atualização de pacote mais completa que visa melhorar a carga geral em ambos os eixos em conjunto com o piso”.
McLaren MCL36 brake drum detail
As mudanças no assoalho da McLaren incluem um novo difusor, um design atualizado do piso da parte inferior da carenagem e geometria da borda do piso que novamente “visa melhorar a carga geral em ambos os eixos, redistribuindo a sucção local ao redor do assoalho”.
A atualização da McLaren vem depois que Lando Norris disse antes do GP do Azerbaijão do mês passado que a equipe precisava de uma “atualização de pacote completo” se quisesse permanecer na luta do meio de grid.
O pacote inclui um novo winglet de duto de freio traseiro que também se destina a trazer mais desempenho ao carro, auxiliando no resfriamento dos freios.
Novos dutos internos também estão sendo usados como uma medida específica do circuito devido às altas temperaturas esperadas em Paul Ricard neste fim de semana, enquanto opções adicionais de resfriamento também foram implementadas nos sidepods e na tampa do motor.
Por fim, foram feitas alterações na placa final da asa traseira dos carros da McLaren “para evitar uma preocupação de confiabilidade após o desgaste de eventos anteriores”.
AlphaTauri
Alpha Tauri AT03 rear
Photo by: Giorgio Piola
A AlphaTauri revelou sua tão esperada atualização que Pierre Gasly espera que eleve sua forma depois de "deslizar lentamente para o fundo do meio de grid" nas últimas corridas.
Enquanto a maioria das equipes já estreou uma atualização significativa para seus carros nesta temporada, a AlphaTauri adotou uma abordagem mais conservadora, favorecendo ajustes sutis em vez de grandes revisões.
Os detalhes do pacote chegaram na sexta-feira como parte da apresentação técnica pré-evento da FIA, confirmando o foco da AlphaTauri no piso para atualizar o AT03.
As cercas e a borda foram revisadas como parte da atualização, incluindo uma reformulação completa do corpo do assoalho em uma tentativa de aumentar a quantidade de carga aerodinâmica.
A cerca mais externa no piso é mais curta e a linha de curvatura mudou, enquanto a cerca interna tem uma posição de borda de fuga mais traseira, de acordo com a equipe.
AlphaTauri também optou por uma borda de piso mais estreita com um recorte, além de adicionar um pequeno movimento da asa de borda do piso existente.
Ajustes também foram feitos no difusor, que tem mais curvatura traseira adicionada na borda e um recorte na parede lateral, enquanto o ombro na tampa do motor foi feita mais alta e mais larga.
AlphaTauri AT03 technical detail
Photo by: Luke Smith
TELEMETRIA: Rico Penteado aponta o que pode definir sorte de Ferrari e Red Bull na França
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.