F1 - McLaren: Falta de ritmo não é resultado de novas diretrizes de Ímola
Equipe rejeita que as mudanças no regulamento sobre os pneus seja responsável pelo resultado inesperado em Ímola

Antes do GP da Emilia Romagna, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) publicou novas diretrizes técnicas que causaram uma nova polêmica do paddock da Fórmula 1, principalmente com a falta de ritmo da McLaren, que segue como clara favorita às vitórias.
Embora esses documentos normalmente não sejam divulgados, os relatórios da imprensa europeia sugerem que a FIA notificou as equipes sobre algumas novas regulamentações relacionadas aos pneus.
Essas diretrizes técnicas são conhecidas por serem a maneira ocasional da FIA de acabar com áreas cinzentas e esclarecer sua posição sobre as regras técnicas. Esses documentos têm como objetivo evitar que as equipes se aproveitem de brechas nos regulamentos.
Embora essas novas regras, publicadas antes da corrida, não tenham atraído muita atenção no início, o desempenho da equipe McLaren em Ímola fez com que os holofotes se voltassem repentinamente para essas diretrizes.
A equipe de Woking, que não teve problemas com o desgaste dos pneus e o resfriamento dos freios nas seis primeiras corridas da temporada, teve dificuldades com essas questões em Ímola. Em particular, a degradação do desempenho dos compostos foi um dos fatores decisivos para a vitória de Max Verstappen, da Red Bull.
Após a corrida, houve sugestões de que esses novos regulamentos da FIA podem ter afetado tecnicamente a McLaren. Alguns comentaristas sugeriram que o MCL39 teve que ser modificado de acordo com as novas regras.
No entanto, a equipe rejeitou firmemente essas alegações. Em uma declaração, foi afirmado que as diretrizes técnicas publicadas não tiveram efeito sobre o carro e que o MCL39 está totalmente em conformidade com os novos regulamentos.
"Não precisamos fazer nenhuma alteração em nosso carro de acordo com as diretrizes técnicas enviadas pela FIA. O MCL39 está totalmente em conformidade com os regulamentos técnicos atuais e as declarações da FIA".

Lando Norris, McLaren
Foto: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
PASSÃO DE MAX EM PIASTRI REDEFINE F1? Rafa Câmara "PRONTO"! LUTA PELA VIDA e NASCAR | Beto Monteiro
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.