Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Mercedes faz novas mudanças no sidepod na Bélgica

W14 também tem alterações na asa traseira, com o intuito de ter menos arrasto aerodinâmico

Mercedes W14 technical detail

Foto de: Roberto Chinchero

Após abandonar o conceito de zeropod no GP de Mônaco de Fórmula 1, a Mercedes segue otimizando seu desenvolvimento do sidepod e traz novidades nessa área para Spa-Francochamps. Nos documentos enviados para a FIA, algumas mudanças cruciais na parte técnica.

A mais visível, sim, é na área do sidepod, que tem sido o maior foco da equipe. Um dos geradores de vórtice, com estilo sobrancelha que ficava no topo da carenagem foi excluída dessa atualização, pois foi considerada como ruim para o fluxo de ar nessa região do carro.

O editor recomenda:

Enquanto isso, a forma e o tamanho da entrada do sidepod foram revistos, com o design de caixa deixado de lado em favor de uma forma mais cilíndrica, o que também melhora o arrefecimento do motor. 

As alterações têm claramente influência na passagem do fluxo de ar nesta parte do carro, com o undercut alterado de forma bastante significativa como consequência, o que tem um efeito indireto gerenciamento do rastro do pneu dianteiro.

Há também uma diferença considerável na parte traseira do sidepod, com uma curvatura mais profunda presente no lado que vai controlar como o fluxo de ar se comporta na parte traseira do carro. Esse design ajuda a melhorar o fluxo inicial para a parte traseira do carro, principalmente a asa traseira, que ganha força descendente e arrasto.

A seção da rampa descendente da superfície superior também parece ter uma queda mais abrupta em direção ao chão. Isso é percebido pela longarina de suporte do piso de metal, que agora cruza a parede externa da parte em rampa do sidepod, antes de se juntar com a tampa do motor.

Como esperado, dada a relação de desempenho entre os sidepods e o assoalho, também foram feitas alterações na borda do assoalho, o que diminui o arrasto aerodinâmico. Também terá menos downforce a asa traseira, com a base e os flaps redesenhados, encontrando algo que pode funcionar melhor no veloz circuito de Spa-Francochamps.

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Williams anuncia Pat Fry como novo diretor-técnico
Próximo artigo SEXTA LIVRE: Verstappen é o mais rápido na Bélgica, mas Leclerc herda pole

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil