Análise

F1: Mercedes pode esperar até o México para trocar motor de Hamilton; entenda

Condições do Autódromo Hermanos Rodríguez pode ser interessante para momento, tão aguardado por toda a F1

Halo on the car of Valtteri Bottas, Mercedes W12

Halo on the car of Valtteri Bottas, Mercedes W12

Steve Etherington / Motorsport Images

A Mercedes enfrenta problemas de confiabilidade com sua unidade de potência na temporada 2021 da Fórmula 1 e, apesar de tudo ainda estar incerto, um quarto motor pode ser necessário para Lewis Hamilton nas próximas corridas, e o GP do México pode ser a melhor oportunidade para a troca.

"Neste momento, há interrogações", disse Toto Wolff, chefe da Mercedes, após o GP da Rússia, para resumir a situação de sua equipe até o fim do ano quanto aos motores.

Leia também:

Nas últimas três corridas, a Mercedes precisou substituir motores de modo não programado. Em Zandvoort, foi Hamilton quem teve problemas nos treinos livres, enquanto em Monza e Sochi foi Valtteri Bottas quem se viu afetado pela unidade de potência.

Na Rússia, Bottas teve na verdade dois problemas. Nos treinos livres, usou a quarta unidade de potência, instalada em Monza, mas na sexta a tarde surgiu um problema que convenceu os engenheiros da Mercedes a voltar a um motor anterior.

O resultado insatisfatório da classificação convenceu a equipe a trocar a unidade de potência, para que ele pudesse contar com um motor novo. A esperança de recuperar a UP nº 4 está dependendo de análises que são feitas ao longo desta semana em Brixworth, mas o próprio Bottas não se mostrou muito esperançoso sobre a chance de voltar a usar o motor.

Dettaglio del motore Mercedes M12: qual è il particolare che sta mettendo a pregiudizio l'affidabilità?

Dettaglio del motore Mercedes M12: qual è il particolare che sta mettendo a pregiudizio l'affidabilità?

Photo by: Giorgio Piola

E quando Hamilton trocará de motor?

E neste cenário pouco tranquilizador, a Mercedes também terá que decidir quando colocar a quarta unidade de potência no carro de Hamilton, um obstáculo que o britânico terá que superar caso queira o oitavo título.

Próximo de Sochi, Wolff lançou mensagens com o objetivo de criar suspense, insinuando que talvez Hamilton não precise da troca mas, na verdade, tudo depende de encontrar o melhor final de semana para a substituição, aquele em que o déficit de largar do fundo seja menor.

Salvo imprevistos, tudo aponta que o momento pode acontecer em três corridas.

Falamos do GP do México, uma pista em que a Red Bull apresentou um rendimento excelente nas últimas edições. A larga reta, combinada com a forte frenagem na curva um oferece um ponto de ultrapassagens, mas a falta de surpresas deve tornar difícil que Hamilton suba ao pódio como Max Verstappen em Sochi.

Mesmo assim, tudo segue em stand-by, devido aos alarmes surgidos na equipe ao longo das últimas corridas.

O próprio Hamilton não escondeu em Sochi que sua situação depende muito da confiabilidade do motor: "Já perdi um motor e Valtteri mais um, então agora tento ser o mais cuidadoso possível quando estou na pista. Sou mais cuidadoso na aceleração, só forço quando é necessário e, se possível, economizamos na quilometragem".

Toto Wolff parla con Lewis Hamilton dopo la vittoria 100 dell'inglese.

Toto Wolff parla con Lewis Hamilton dopo la vittoria 100 dell'inglese.

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

A preocupação de Wolff está relacionada com as altas exigências que se acumularam neste período.

"Estamos em uma fase de avaliação de como continuar com a temporada em termos de unidade de potência. Temos que garantir que resolveremos os problemas que temos, não apenas para a temporada atual, mas também para o ano que vem".

O motor de 2022 será, de fato, crucial para o futuro de todas as montadoras, já que seu projeto será congelado até pelo menos 2025 e, para a Mercedes, depois de tantos anos de domínio, seria um problema não chegar pronta para este momento fundamental para definir a hierarquia da categoria.

HAMILTON se vê com ALVO NAS COSTAS e compara MAX/ALONSO: "Uns são capazes de controlar, outros não”

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #135 – Vitória 100 de Hamilton na F1 chega em momento mais pressionado na carreira?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Giovinazzi ainda não procura opções de fora da F1 caso deixe Alfa Romeo
Próximo artigo F1: Filho de Enzo Ferrari revela novas informações sobre estado de saúde de Schumacher

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil