F1: Mudança à vista? Nomes de Masi e Tombazis "somem" de organograma da FIA após polêmica de Abu Dhabi
Federação não oficializou saída dos responsáveis pela área de monopostos, mas atualização com ausência de ambos chama a atenção
Vem mudanças por aí? O site da Federação Internacional de Automobilismo atualizou nos últimos dias o organograma com os principais cargos da gestão do novo presidente, Mohammed ben Sulayen, e chamou a atenção a ausência de dois nomes: o diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, e o diretor técnico de categorias de monopostos, Nikolas Tombazis. Veja o documento.
O nome de Masi vem sendo alvo de críticas ao longo do último ano, com a situação escalonando após a polêmica final de Abu Dhabi, com a relargada na última volta que terminou com o título de Max Verstappen.
Na versão anterior do organograma da FIA, publicada em outubro de 2021, ainda sob a gestão de Todt, os nomes dos dois constavam na área de monopostos (single seaters em inglês). Veja abaixo:
Na versão publicada neste mês, a parte de monopostos aparece como chefiada por Peter Bayer, Secretário Geral de Automobilismo da Federação. Segundo o site da FIA, Bayer é responsável pelas atividades da instituição no departamento desportivo, facilitando a troca de informações entre os clubes e implementando as decisões tomadas pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor.
Após admitir que as ações do diretor de prova poderiam sujar a imagem da categoria, a FIA, ainda nos dias finais da gestão Jean Todt, anunciou uma investigação ampla sobre os acontecimentos de Abu Dhabi, afirmando que os resultados trariam mudanças nos procedimentos de corrida, evitando a repetição de algo do tipo.
Eleito cinco dias após o GP de Abu Dhabi, o novo presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, disse apoiar a investigação, e afirmou que aguardaria os resultados antes de tomar decisões sobre o que precisaria mudar, algo que incluía o futuro de Masi.
Já Tombazis não estava diretamente ligado ao caso de Abu Dhabi, sendo o responsável técnico das categorias de monopostos, enquanto Masi ficava com as questões desportivas. Mas rumores apontam que, para abandonar recurso contra o resultado do GP, o que levaria o caso aos tribunais, a Mercedes havia pedido a saída de ambos de seus cargos, apesar de Toto Wolff ter declarado publicamente que não era a favor da saída do australiano.
Tombazis chegou à F1 em 1992, na área de aerodinâmica da Benetton, passando para a Ferrari em 1997, onde chefiou o departamento de aerodinâmica. Após uma rápida passagem pela McLaren, voltou à equipe italiana, onde ficou até 2014. Em 2018, foi apontado pela FIA como diretor técnico das categorias de monopostos.
Em seus anos no cargo, Tombazis deu o aval para o acordo entre a FIA e a Ferrari no começo de 2020 sobre a possível ilegalidade no motor da equipe italiana em 2019. Ele também foi o responsável por ratificar as mudanças no regulamento para o último ano envolvendo o assoalho e a redução de downforce.
Já Masi iniciou sua carreira no esporte como voluntário das equipes de Super Touring na Austrália, enquanto ainda estava na escolha. Após alguns anos, passou para a área da direção de prova, começando como vice-diretor na Supercars. Em 2018, chegou às Fórmulas 2 e 3 como vice-diretor de provas e, após a morte súbita de Charlie Whiting dias antes do GP da Austrália de 2019, assumiu o cargo às pressas.
Resta saber se a FIA oficializará as saídas de Masi e Tombazis e, o mais importante: quem será convocado para substituí-los. No caso de Masi, um nome que se destaca como possível substituta é Silvia Bellot, que ocupa o cargo de diretora de provas da Fórmula 2 e 3. A ascensão da espanhola seria similar à do australiano, por já estar envolvida com as categorias que correm ao lado da F1.
Editor revela BASTIDORES da cobertura ESPECIAL no GP DE SÃO PAULO: "Band ABRAÇOU a F1"
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #157: Editor da Band, Fred Sabino fala de sucesso da F1 e dá destaques de 2021
Ouça agora mesmo
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.