F1: Norris vence GP do México e reassume liderança do campeonato; Bortoleto termina em 10°
Britânico terminou a prova pouco mais de 30 segundos à frente de Leclerc, apesar da bandeira amarela
O GP do México começou com Lando Norris na pole position, tendo Charles Leclerc e Lewis Hamilton na segunda e terceira posição para o domingo de Fórmula 1. A largada foi caótica, com enrosco entre os campeões mundiais e no meio do pelotão. Norris terminou 30 segundos à frente de Leclerc, reconquistando a liderança do campeonato por um ponto, com Verstappen fechando o pódio.
A corrida começou com a pista em 52°C e Norris e Leclerc eram os únicos pilotos do pelotão da frente com pneus macios novinhos, já que eles não usaram todos os jogos durante a classificação.
O britânico largou muito bem, conseguindo segurar as duas Ferraris atrás de si, enquanto Max Verstappen tentou fazer a ultrapassagem por fora, mas acabou passando pela grama, assim como Leclerc, que assumiu a ponta e, depois, teve que devolver a posição.
Oscar Piastri, que largou em sétimo, caiu para 12° por conta de um enrosco no meio do pelotão e na segunda volta conseguiu se recuperar apenas para nono.
Liam Lawson foi o primeiro a ir para o box, porque precisou trocar a asa da frente depois de se envolver em algum toque mais atrás. Gabriel Bortoleto se aproveitou do 'caos' e 'pulou' para 13°, mostrando ritmo dos pneus médios.
Na volta 7, Hamilton e Verstappen tiveram um enrosco e acabaram se tocando, com o britânico sendo obrigado a cortar a curva para evitar um choque maior. O 'caos' foi colocado sob investigação. Com isso, Oliver Bearman, que largou muito bem, conseguiu 'pular' para quarto.
O fato de Hamilton ter passado por fora da pista e não ter seguido o traçado correto de escape, foi anotado e, na sequência, o britânico foi punido em 10 segundos.
Piastri passou boas voltas 'preso' atrás de Yuki Tsunoda, que se defendeu muito bem das investidas do australiano, se aproveitando do DRS de Russell. No entanto, quando perdeu o contato com o britânico na reta, acabou sendo passado pelo piloto da McLaren.
Apesar de conseguir se aproximar da traseira da Mercedes, Piastri não conseguiu fazer a ultrapassagem. Importante lembrar que Andrea Stella, chefe da McLaren, confessou que o australiano tem um pouco mais de dificuldade em pistas escorregadias como a do México.
Com a penalização de 10 segundos paga durante sua primeira parada, Hamilton voltou apenas em 14°. O pit stop de Piastri também não foi muito bom, fazendo o australiano voltar em 13°.
Carlos Sainz foi punido em cinco segundos por ultrapassar o limite de velocidade no pit lane, depois de já ter perdido cinco posições por conta da batida com Andrea Kimi Antonelli em Austin. Na volta 29, Norris já tinha conseguido colocar quase 15 segundos de vantagem sobre Leclerc, sem dar indícios que de faria sua para dentro do previsto pela Pirelli.
Pela ótima largada, depois de Leclerc, Norris e Verstappen pararem, Bearman conseguiu se manter em terceiro, apesar de ter Russell logo atrás de si. O britânico, inclusive, se irritou com a Mercedes porque a equipe não deu a ordem de equipe para Antonelli trocar de posição com o companheiro de equipe, que apresentava mais ritmo do que o italiano.
Na troca, Piastri tentou fazer a ultrapassagem para cima do Antonelli, mas o italiano fechou a porta, segurando o australiano atrás de si, deixando Russell tentando chegar no Bearman, mas a vantagem era de dois segundos.
Bearman, Russell, Antonelli, Hamilton e Piastri fizeram uma segunda parada, o que permitiu o australiano ultrapassar o italiano e assumiu a sexta posição, separando a dupla da Mercedes.
Sainz tomou uma punição de drive-through por ter ultrapassado o limite de velocidade no pit lane uma segunda vez. O espanhol avisou que seu carro estava com problemas.
No último stint, Verstappen conseguiu diminuir a vantagem de 21 segundos de Leclerc, enquanto Norris disparou mais de 28 segundos à frente da Ferrari. O plano do holandês era conseguir chegar no monegasco e conseguir a segunda posição.
Enquanto isso, Piastri, que já havia conseguido ultrapassar Russell, estava na 'caça' de Bearman. Mais atrás, Bortoleto fez uma bela ultrapassagem em cima do Tsunoda pela 10ª posição.
Como Piastri não conseguiu avançar para quarto, Norris, que venceu a corrida, reassumiu a liderança do campeonato, ficando apenas um ponto na frente do Oscar. Leclerc e Verstappen fecharam o pódio após a bandeira amarela ser causada por Sainz.
Corrida
| Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Chassi | Motor | ||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | |
4 | |
71 |
1:37'58.574 |
1 | 25 | McLaren | Mercedes | ||||||
| 2 | |
16 | |
71 |
+30.324 1:38'28.898 |
30.324 | 1 | 18 | Ferrari | Ferrari | |||||
| 3 | |
1 | |
71 |
+31.049 1:38'29.623 |
0.725 | 1 | 15 | Red Bull | Red Bull | |||||
| 4 | |
87 | |
71 |
+40.955 1:38'39.529 |
9.906 | 2 | 12 | Haas | Ferrari | |||||
| 5 | |
81 | |
71 |
+42.065 1:38'40.639 |
1.110 | 2 | 10 | McLaren | Mercedes | |||||
| 6 | |
12 | |
71 |
+47.837 1:38'46.411 |
5.772 | 2 | 8 | Mercedes | Mercedes | |||||
| 7 | |
63 | |
71 |
+50.287 1:38'48.861 |
2.450 | 2 | 6 | Mercedes | Mercedes | |||||
| 8 | |
44 | |
71 |
+56.446 1:38'55.020 |
6.159 | 2 | 4 | Ferrari | Ferrari | |||||
| 9 | |
31 | |
71 |
+1'15.464 1:39'14.038 |
19.018 | 1 | 2 | Haas | Ferrari | |||||
| 10 | |
5 | |
71 |
+1'16.863 1:39'15.437 |
1.399 | 1 | 1 | Sauber | Ferrari | |||||
| 11 | |
22 | |
71 |
+1'19.048 1:39'17.622 |
2.185 | 1 | Red Bull | Red Bull | ||||||
| 12 | |
23 | |
70 |
1 lap |
1 | Williams | Mercedes | |||||||
| 13 | |
6 | |
70 |
1 lap |
1 | RB | Honda | |||||||
| 14 | |
18 | |
70 |
1 lap |
2 | Aston Martin | Mercedes | |||||||
| 15 | |
10 | |
70 |
1 lap |
1 | Alpine | Renault | |||||||
| 16 | |
43 | |
70 |
1 lap |
1 | Alpine | Renault | |||||||
| dnf | |
55 | |
67 |
4 laps |
3 | Williams | Mercedes | |||||||
| dnf | |
14 | |
34 |
37 laps |
2 | Abandono | Aston Martin | Mercedes | ||||||
| dnf | |
27 | |
25 |
46 laps |
1 | Abandono | Sauber | Ferrari | ||||||
| dnf | |
30 | |
5 |
66 laps |
2 | Abandono | RB | Honda | ||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.