Recomendado para você

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

F1: Patrick Head revela o porquê de Damon Hill sair da Williams

Head diz que a saída de Damon Hill da Williams teve tudo a ver com arrogância e com o pedido de um salário absurdo pelo piloto britânico

Damon Hill, Williams FW18 Renault

Damon Hill fez sua estreia na Fórmula 1 em 1992, aos 31 anos. Depois de uma temporada com Brabham, Hill mudou-se para a Williams em 1993, onde logo competiu por vitórias ao lado de Alain Prost.

Em 1996, após dois vices, Hill conquistou seu título na F1, mas no fim da temporada o piloto partiu inesperadamente para a Arrows - uma equipe muito inferior à Williams - e correu duas temporadas com a Jordan antes de se aposentar. Embora também tenha tido um sucesso razoável com essas duas equipes, ele nunca foi capaz de disputar o título novamente.

Leia também:

Há muita especulação sobre a saída repentina de Hill da Williams, mas no podcast Beyond The Grid, da Fórmula 1, Patrick Head explica o que ele diz ser a verdadeira história do que aconteceu.

“Ele [Damon Hill] tinha o hábito de empregar personagens bastante incomuns e tinha uma espécie de empresário na época, um certo Michael Breen. Quando chegou a hora de negociar o contrato para 1997 e 1998 no escritório de Frank [Williams], em vez do próprio Damon, veio Michael entrou e ele não era agradável", lembra Head. "Ele colocou sua pasta na mesa de Frank e se pudesse colocar suas botas na mesa de Frank, ele teria colocado".

"Ele era arrogante e disse ao Frank: 'Damon nem mesmo pensa em dirigir por você se estiver recebendo menos de cinco vezes o salário de 1995'. Frank pensou e houve um silêncio constrangedor. Deve ter sido um minuto ou dois de silêncio total e então Frank disse: 'Michael, sugiro que você pegue sua pasta da minha mesa, a porta está ali. Por favor, vá embora."

"Michael Breen disse que várias equipes que lhe ofereceram esse dinheiro, mas que gostariam de continuar com a Williams. Mas Frank calmamente pediu que ele fosse embora e que se ele voltasse com um pedido mais lógico, ele conversaria com prazer. É uma pena que ele mesmo, Damon não foi, porque então poderíamos ter realmente falado com ele."

De acordo com as palavras de Head, após aquela reunião a Williams disse que se Hill tivesse outras ofertas eles não competiriam com aquela e sugeriu ao cofundador da equipe que seria melhor encontrar outro piloto para acompanhar Jacques Villeneuve, que estreou na Williams em 1996. No lugar de Hill entrou Heniz-Harald Frentzen.

"Havia os boatos de que Frank havia assinado com Frentzen antes [da reunião com Breen]. Sei que foi depois daquela reunião, porque lá conversamos com Frank sobre começar a procurar alternativas. Michael Breen estava tão confiante de que eles receberiam essa quantia de dinheiro que vimos que Damon não estaria conosco. Só isso, foi uma pena. "

Olhando para trás, Head acredita que a Williams e Hill erraram em se separar. "Foi um grande erro e talvez egos e outras coisas tenham interferido", disse ele.

O próprio Hill sempre disse que achava que seu desempenho em 1995, quando ele terminou em segundo atrás de Michael Schumacher pela segunda vez consecutiva no campeonato, fez com que Williams e Head decidissem não renová-lo depois de 1996. No entanto, Head destacou a mudança na mentalidade que o piloto teve de um ano para o outro.

"Em 95, ele provavelmente deveria ter vencido o campeonato mundial. Várias coisas atrapalharam a conquista desse título, mas em 1996 Damon estava tão em forma ou mais quanto Michael. Damon havia colocado tudo mentalmente em ordem. Acho que em 1995 ele sentiu mentalmente inferior a Michael, mas entre 1995 e 1996 Damon colocou tudo no seu devido lugar. Seja fisicamente, sendo ajudado por algum guru, ele voltou pensando que era tão bom quanto Michael Schumacher e que poderia vencê-lo. Sentindo-se psicologicamente tão forte como qualquer outro piloto."

F1: Conheça a INCRÍVEL história da PRISÃO de MIKA HAKKINEN horas antes do GP da Grã-Bretanha

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #124 – Qual piloto merece uma segunda chance na F1?

 

Artigo anterior F1- Hill preocupado que duelo entre Max e Lewis em Spa leve a consequências perigosas
Próximo artigo Podcast #126 – TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2021 da F1?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros