Recomendado para você

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fabricante italiana decidiu largar o pneu mais macio no ano que vem, acreditando ser muito parecido com o C5

Valtteri Bottas, Mercdes, Mexico Pirelli Test

Valtteri Bottas, Mercdes, Mexico Pirelli Test

Foto de: Pirelli

A Pirelli finalizou a escolha dos cinco compostos de pneus para a temporada de 2026 da Fórmula 1, decidindo não trazer o composto extra macio, o C6, que foi introduzido este ano.

Leia também:

A fabricante italiana vem trabalhando na gama de pneus para os regulamentos de 2026, com pneus dianteiros 25 mm mais estreitos do que a especificação atual e os traseiros 30 mm mais estreitos, em um esforço para ajudar a economizar o peso total dos pneus de 18 polegadas.

Depois de finalizar a fabricação dos pneus (o prazo para essa fase acabou em 1º de setembro), a Pirelli realizou seu último teste na temporada após o GP do México. Os compostos precisam ser homologados até 15 de dezembro e agora a fabricante anunciou um plano de levar apenas cinco compostos para 2026 em vez de seis, abandonando o C6, pneu extra macio usado esporadicamente em 2025. 

A Pirelli estava interessada em garantir que os cinco compostos em toda a gama fossem diferentes o suficiente em termos de desgaste e delta de tempo de volta para garantir muitas opções estratégicas. Nesta temporada, compostos como o C2 e o C3 eram muito semelhantes em termos de tempo de volta, o que significa que, em algumas corridas, a Pirelli decidiu pular um composto, levando o C1, o C3 e o C4 para Spa e Austin, por exemplo. Ao espaçar ainda mais a gama de compostos, sentiu-se que o C6 ficaria muito próximo do C5.

Racing Bulls' Isack Hadjar testing 2026 Pirelli tyres in Monza

Isack Hadjar, da Racing Bulls, testando os pneus 2026 da Pirelli em Monza

Foto de: Pirelli

"A gama de pneus para pista seca consistirá em cinco compostos, do C1 mais duro ao C5 mais macio, todos com posicionamento semelhante ao atual e uma abordagem à degradação térmica que visa permitir uma variedade de escolhas entre as muitas características diferentes encontradas nos circuitos do calendário do campeonato mundial", declarou a Pirelli.

"Foi dada atenção especial às diferenças de desempenho entre os compostos em termos de tempo de volta, de modo a garantir um delta amplo e consistente entre eles, para oferecer mais opções de estratégia", acrescentou. 
 
"A decisão de não validar o sexto e mais macio composto, o C6, que está na gama da atual temporada, foi tomada precisamente porque era impossível atender a esse requisito de delta. Os testes mais recentes mostraram que a diferença de tempo entre os protótipos C5 e C6 era muito pequena em comparação com os outros, sem oferecer nenhuma vantagem significativa de desempenho". 

As equipes poderão usar a nova gama de pneus no teste pós-temporada de Abu Dhabi, em 9 de dezembro, exceto o C1, que é muito duro para Yas Marina. As equipes terão um carro dedicado ao teste de pneus e outro ocupado por um novato. 

Para o teste de pneus, as 10 equipes reduzirão os níveis de asa em seus "carros-mula" para tentar simular os níveis mais baixos de downforce de 2026, já que as mudanças drásticas no regulamento para o próximo ano complicaram o desenvolvimento dos pneus da Pirelli. 

Em vez de poder testar carros representativos, a fabricante teve que confiar nos dados de simulação das equipes, já que elas vêm obtendo ganhos rápidos em testes virtuais e em túneis de vento desde o início do desenvolvimento aerodinâmico em janeiro.

NORRIS e Piastri DESCLASSIFICADOS de VEGAS! MAX fica a 24 pontos da ponta

Podcast #361: DERRETIMENTO de PIASTRI, BORTOLETO no Brasil, BRIGA de novatos e nova REALIDADE da INDY! CAIO COLLET

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros