Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

F1 planeja adotar controle de pressão dos pneus em tempo real

Federação Internacional de Automobilismo deve introduzir um sistema de monitoramento da pressão dos pneus 'ao vivo' para 2016; objetivo é garantir que equipes não burlem regras.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Pneus da Pirelli
Mecânico da Lotus F1 Team cuida dos pneus
Pneus Pirelli
Pneus Pirelli

As controvérsias sobre os pneus da Pirelli em 2015, iniciadas no GP da Bélgica e intensificadas no GP da Itália, com Nico Rosberg e Lewis Hamilton sendo investigados após a prova, pois os pneus dos dois carros da equipe estavam abaixo da pressão mínima imposta pela fabricante italiana.

No procedimento atual, a pressão dos pneus é medida manualmente pouco antes de serem instalados nos carros. O receio da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) é que as equipes possam encontrar meios de reduzir a pressão após a verificação e consigam, assim, aumento da performance. 

Monitoramento em tempo real

Para tentar evitar este tipo de situação, a FIA tem trabalhado em um sistema de monitoramento da pressão dos pneus em tempo real para assegurar que os níveis estejam dentro dos limites durante todo o final de semana. 

A expectaiva é de que o sistema esteja em um estágio avançado o suficiente para ser testado no final desta temporada para ser utilizado integralmente em 2016. 

Apoio da Pirelli

O diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, vê com bons olhos a iniciativa. Além disso, ele acredita que a inovação pode ser utilizada em outras categorias. 

"Acreditamos que é uma ideia muito boa. (A questão da pressão dos pneus) é algo para o qual gostaríamos de encontrar uma solução para muitas categorias. É uma preocupação para qualquer fabricante de pneus, pois as pessoas podem fazer de tudo em busca de mais performance e colocam você em uma posição ingrata", disse Hembery ao Motorsport.com.

Sem evidência de desrespeito às regras

Embora receba bem os esforços da FIA para introduzir o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, Hembery fez questão de dizer que não há provas de que as equipes teriam agido deliberadamente para burlar os limites impostos, mas o sistema tiraria qualquer tipo de suspeita.

"Não tivemos indicações de que algo incorreto tenha sido feito, mas (o sistema) nos tiraria dessa 'zona cinzenta'. Significaria que todas as equipes estariam operando exatamente da mesma forma", completou.

Artigo anterior Mansell recorda briga com Senna: “me deu uns socos”
Próximo artigo Walter Wolf: política de motores arruinou a Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros