Recomendado para você

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1: Poeira de carbono dos freios preocupa FIA, que discutirá soluções com equipes

Mika Salo foi o primeiro a falar sobre o assunto há 20 anos, quando médicos descobriram uma alta concentração de poeira em seus pulmões durante uma cirurgia

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

A FIA e a Fórmula 1 anunciaram que conversarão com as equipes sobre possíveis mudanças no design dos dutos de freio atuais, após pilotos levantaram preocupações sobre a quantidade de poeira de carbono que é jogada em seus rostos enquanto estão nos carros.

Sebastian Vettel iniciou esse debate após o GP da Áustria, pedindo que a FIA analisasse o aumento potencial no risco à saúde com os carros de 2022 soprando mais poeira dos freios em direção ao cockpit.

Leia também:

O alemão saiu de sua Aston Martin no domingo com sua cara cheia de poeira preta de carbono, saída dos discos de freio. Ele acredita que a mudança no regulamento dos dutos de freio para 2022, com as equipes sendo forçadas a ejetarem o fluxo de ar dos discos de carbono em vez de jogá-lo para as rodas e para fora do carro causam o aumento na quantidade de poeira no cockpit.

 

"Para ser honesto, isso é algo que precisa ser visto, porque com o design do duto de freio neste ano, está jogando toda essa poeira em nossas caras, e isso não é bom", disse Vettel. "Respirar carbono é algo que não é saudável. Espero que a FIA olhe para isso logo, porque é algo sem sentido e fácil de ser modificado".

Aston Martin AMR22 front brake detail

Aston Martin AMR22 front brake detail

Photo by: Giorgio Piola

Segundo apurado, a FIA acatou imediatamente as preocupações de Vettel e já elegeu como lidar com o caso. Com a saúde e segurança dos pilotos sendo colocada como prioridade na atual gestão, a FIA vai inserir o assunto na pauta da próxima reunião do Comitê Desportivo Consultivo, formado por membros das equipes, para ver o que é possível fazer.

As reclamações de Vettel não representam a primeira vez que o assunto surge na F1, com Valtteri Bottas falando sobre o assunto em 2019, ainda na Mercedes. O finlandês disse à época que frequentemente espirrava poeira após as corridas.

"Não sei se há algo que possa ser feito. Há alguma poeira saindo de nossos freios, que é mínimo. Acho que ninguém nunca olhou para isso. Eu preferia estar respirando ar limpo, mas não sei o que pode ser feito".

O ex-piloto da F1 Mika Salo foi o primeiro a falar sobre esse problema há quase 20 anos, quando revelou que os médicos haviam encontrado uma alta concentração de poeira de carbono em seus pulmões durante uma operação.

PÓDIO: Leclerc DERROTA Max na casa da RBR; Sainz tem carro em CHAMAS e Hamilton se recupera

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: McLaren fará teste com Herta em Portimão para participar de treino livre em 2022
Próximo artigo Ex-chefão da F1, Ecclestone é acusado de fraude por sonegar mais de R$2,5 bilhões

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros