Recomendado para você

F1: Fanzone do GP de São Paulo terá Matheus & Kauan e Thiaguinho

F1: Fanzone do GP de São Paulo terá Matheus & Kauan e Thiaguinho

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Fanzone do GP de São Paulo terá Matheus & Kauan e Thiaguinho
F1: Após fim de vínculo com a Red Bull, relembre linha do tempo da demissão de Horner

F1: Após fim de vínculo com a Red Bull, relembre linha do tempo da demissão de Horner

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Após fim de vínculo com a Red Bull, relembre linha do tempo da demissão de Horner
ANÁLISE F1: A Red Bull finalmente quebrou o domínio da McLaren?

ANÁLISE F1: A Red Bull finalmente quebrou o domínio da McLaren?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
ANÁLISE F1: A Red Bull finalmente quebrou o domínio da McLaren?
Stock Car: Confira horários e como assistir à segunda etapa do Velocitta, com Stock Light e F4 Brasil

Stock Car: Confira horários e como assistir à segunda etapa do Velocitta, com Stock Light e F4 Brasil

Stock Car
Velocitta II
Stock Car: Confira horários e como assistir à segunda etapa do Velocitta, com Stock Light e F4 Brasil
NASCAR Cup: Entenda polêmica batida entre Hamlin e Gibbs e palavra de diretor da equipe

NASCAR Cup: Entenda polêmica batida entre Hamlin e Gibbs e palavra de diretor da equipe

NASCAR Cup
New Hampshire
NASCAR Cup: Entenda polêmica batida entre Hamlin e Gibbs e palavra de diretor da equipe
GP do Japão de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Motegi, com match point de Marc Márquez e Diogo Moreira na Moto2

GP do Japão de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Motegi, com match point de Marc Márquez e Diogo Moreira na Moto2

MotoGP
GP do Japão
GP do Japão de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Motegi, com match point de Marc Márquez e Diogo Moreira na Moto2
F1: Após sexto lugar em Baku, "verdadeiro Tsunoda voltou", diz comentarista

F1: Após sexto lugar em Baku, "verdadeiro Tsunoda voltou", diz comentarista

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Após sexto lugar em Baku, "verdadeiro Tsunoda voltou", diz comentarista
VÍDEO: Rossi e Stoner levam Bagnaia e pilotos da Academia VR46 para disputa de kart

VÍDEO: Rossi e Stoner levam Bagnaia e pilotos da Academia VR46 para disputa de kart

MotoGP
Misano Official Testing
VÍDEO: Rossi e Stoner levam Bagnaia e pilotos da Academia VR46 para disputa de kart

F1: Por que Safety Car Virtual foi acionado apenas para Ocon e não para Antonelli em Ímola?

Situações foram semelhantes, mas foram lidadas de maneiras diferentes pela direção de prova

Safety car

O GP da Emilia Romagna da Fórmula 1 teve dois abandonos praticamente no mesmo local, apesar de acontecerem em voltas diferentes: Esteban Ocon, da Haas, na volta 29, e, depois Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. Mas, por que um causou o acionamento apenas do Virtual Safety Car e outro um Safety Car?

Leia também:

No caso do francês, ele conseguiu 'estacionar' sua Haas na grama entre as curvas 7 e 8, mas mais perto do guard-rail, fazendo com que fosse mais fácil para os comissários tirarem seu carro do traçado.

Para Ocon, a direção de prova acionou o Safety Car Virtual, que obriga os pilotos a diminuírem suas velocidades até os fiscais conseguirem resolver a situação. Esse costuma ser um processo mais curto e rápido e não afeta tanto o ritmo da corrida.

Houve dois motivos que permitiram que apenas o SC Virtual fosse acionado: Ocon conseguiu parar perto o suficiente de uma abertura do guard-rail, facilitando a retirada de seu carro, mas, o mais importante é que esse foi o primeiro carro parado da prova nesse ponto específico. Nessas condições, foram necessários cerca de 3min40s para concluir o procedimento.

Avançando para a 46ª volta, Antonelli também foi atingido por um problema mecânico em seu Mercedes. Assim como Ocon, o novato italiano parou na grama, mas mais perto da Curva 8. Dessa vez, o controle de corrida optou por um Safety Car normal, o que levantou algumas questões.

Lewis Hamilton, Ferrari, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Lewis Hamilton, Ferrari, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: Peter Fox / Getty Images

A comissão de prova estava tentando 'agitar' uma corrida que havia sido dominada por Max Verstappen até então?

A razão pela qual eles agiram dessa forma é simples: uma das saídas mais próximas do circuito, para o carro, era onde a Haas de Ocon já estava guardada, e não havia espaço para uma segunda.

Outra opção estava localizada entre as curvas 8 e 9, mas a pista sobe nessa seção em particular, então foi necessário o uso de um veículo de recuperação para levar o Mercedes até lá - o que justificou o Safety Car.

Uma intervenção do Safety Car é mais demorada do que um SC Virtual, com várias fases: a entrada do veículo na pista, a concentração do pelotão atrás dele e, quando a pista fica livre, a possibilidade de os retardatários - nesse caso, Oliver Bearman - ultrapassarem para voltar à liderança.

Como consequência, entre o momento em que o safety car foi acionado e o momento em que o fim do procedimento foi anunciado, passaram-se cerca de 14 minutos - e oito voltas.

MAX DÁ SHOW, NORRIS 2º, PIASTRI 3º, FERRARI SE RECUPERA, BORTOLETO LEVA A PIOR! Felipe Motta analisa

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Devia ou não ter deixado Norris passar? Ordens de equipe da McLaren em Ímola dividem opiniões
Próximo artigo ANÁLISE F1 - Ultrapassagem de Verstappen em Piastri: confira dados da manobra em Ímola

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros