Recomendado para você

F1: Como nova parceria da Honda com a Aston Martin está se formando antes de 2026

F1: Como nova parceria da Honda com a Aston Martin está se formando antes de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Como nova parceria da Honda com a Aston Martin está se formando antes de 2026
F1: Falta de confiança mútua na McLaren pode levar Piastri à Aston Martin; entenda

F1: Falta de confiança mútua na McLaren pode levar Piastri à Aston Martin; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Falta de confiança mútua na McLaren pode levar Piastri à Aston Martin; entenda
F1: Verstappen explica laço "especial" com Brasil

F1: Verstappen explica laço "especial" com Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen explica laço "especial" com Brasil
F1: O 'segredo' por trás da recuperação de Norris nas classificações em 2025

F1: O 'segredo' por trás da recuperação de Norris nas classificações em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: O 'segredo' por trás da recuperação de Norris nas classificações em 2025
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

F1: Por que Safety Car Virtual foi acionado apenas para Ocon e não para Antonelli em Ímola?

Situações foram semelhantes, mas foram lidadas de maneiras diferentes pela direção de prova

Safety car

O GP da Emilia Romagna da Fórmula 1 teve dois abandonos praticamente no mesmo local, apesar de acontecerem em voltas diferentes: Esteban Ocon, da Haas, na volta 29, e, depois Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. Mas, por que um causou o acionamento apenas do Virtual Safety Car e outro um Safety Car?

Leia também:

No caso do francês, ele conseguiu 'estacionar' sua Haas na grama entre as curvas 7 e 8, mas mais perto do guard-rail, fazendo com que fosse mais fácil para os comissários tirarem seu carro do traçado.

Para Ocon, a direção de prova acionou o Safety Car Virtual, que obriga os pilotos a diminuírem suas velocidades até os fiscais conseguirem resolver a situação. Esse costuma ser um processo mais curto e rápido e não afeta tanto o ritmo da corrida.

Houve dois motivos que permitiram que apenas o SC Virtual fosse acionado: Ocon conseguiu parar perto o suficiente de uma abertura do guard-rail, facilitando a retirada de seu carro, mas, o mais importante é que esse foi o primeiro carro parado da prova nesse ponto específico. Nessas condições, foram necessários cerca de 3min40s para concluir o procedimento.

Avançando para a 46ª volta, Antonelli também foi atingido por um problema mecânico em seu Mercedes. Assim como Ocon, o novato italiano parou na grama, mas mais perto da Curva 8. Dessa vez, o controle de corrida optou por um Safety Car normal, o que levantou algumas questões.

Lewis Hamilton, Ferrari, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Lewis Hamilton, Ferrari, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: Peter Fox / Getty Images

A comissão de prova estava tentando 'agitar' uma corrida que havia sido dominada por Max Verstappen até então?

A razão pela qual eles agiram dessa forma é simples: uma das saídas mais próximas do circuito, para o carro, era onde a Haas de Ocon já estava guardada, e não havia espaço para uma segunda.

Outra opção estava localizada entre as curvas 8 e 9, mas a pista sobe nessa seção em particular, então foi necessário o uso de um veículo de recuperação para levar o Mercedes até lá - o que justificou o Safety Car.

Uma intervenção do Safety Car é mais demorada do que um SC Virtual, com várias fases: a entrada do veículo na pista, a concentração do pelotão atrás dele e, quando a pista fica livre, a possibilidade de os retardatários - nesse caso, Oliver Bearman - ultrapassarem para voltar à liderança.

Como consequência, entre o momento em que o safety car foi acionado e o momento em que o fim do procedimento foi anunciado, passaram-se cerca de 14 minutos - e oito voltas.

MAX DÁ SHOW, NORRIS 2º, PIASTRI 3º, FERRARI SE RECUPERA, BORTOLETO LEVA A PIOR! Felipe Motta analisa

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Devia ou não ter deixado Norris passar? Ordens de equipe da McLaren em Ímola dividem opiniões
Próximo artigo ANÁLISE F1 - Ultrapassagem de Verstappen em Piastri: confira dados da manobra em Ímola

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros