F1: Presidente da FIA está sendo investigado por suposta interferência no resultado de um GP em 2023
É esperado que um relatório do comitê de ética leve de quatro a seis semanas para ser apresentado
A BBC informou recentemente que o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, está sendo investigado por supostamente tentar interferir no resultado de uma corrida de Fórmula 1.
Um informante anônimo disse à FIA que Ben Sulayem teria intervindo para que a penalidade de Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita de 2023, que originalmente o fez perder o pódio, fosse retirada. A alegação está contida em um relatório de um auditor interno da FIA para o comitê de ética, que foi visto pela BBC Sport. Ben Sulayem e a FIA ainda não comentaram o assunto.
A alegação específica é que, na corrida do ano passado na Arábia Saudita, Ben Sulayem ligou para o xeque Abdullah bin Hamad bin Isa Al Khalifa, vice-presidente de esportes da FIA na região do Oriente Médio e Norte da África, e disse a ele que acreditava que a penalidade de Alonso deveria ser revogada. Alonso havia recebido uma penalidade de dez segundos por tocar seu carro prematuramente enquanto cumpria uma penalidade anterior.
O auditor interno que redigiu o relatório, Paolo Basarri, disse que o relatório do vazador afirmava que Ben Sulayem havia essencialmente esperado ou solicitado que a penalidade de Alonso fosse cancelada. Enquanto isso, espera-se que o comitê de ética leve de quatro a seis semanas para apresentar seu próprio relatório sobre o assunto.
Várias figuras importantes da F1 e pessoas próximas à FIA confirmaram à BBC a informação e sua veracidade. Se for verdade, isso poderá ter sérias consequências para Ben Sulayem, que se envolveu em vários casos polêmicos desde que assumiu o cargo.
GUERRA! JOS Verstappen DISPARA CONTRA HORNER: "Vai EXPLODIR" a Red Bull
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.