Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

F1 procura soluções contra abuso das áreas de escape

Por questões de segurança, as equipes e a FIA iniciam estudos para tentar impedir que pilotos abusem de saídas de pista

Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Jolyon Palmer, Lotus F1 E23 Test and Reserve Driver sends sparks flying
Felipe Massa, Williams FW37
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 sends sparks flying
Felipe Massa, Williams FW37
Christian Horner, Red Bull Racing
Pastor Maldonado, Lotus F1 E23
Pastor Maldonado, Lotus F1 Team

 O debate sobre pilotos que tentam obter vantagem ao “passar reto” em curvas voltou à agenda da Fórmula 1, após os estouros de pneus do GP da Bélgica. Há a suspeita de que zebras danificadas e detritos fora da pista tenham contribuído para o colapso dos compostos de Sebastian Vettel e Nico Rosberg, em Spa.

A Fórmula 1, há tempos, tem enfrentado dificuldade em criar medidas para manter os pilotos dentro dos limites da pista. A FIA, por sua vez, é muita clara em suas normativas. Somente é punido o competidor que obtém alguma vantagem na manobra de sair da pista.

No entanto, na prova de Spa-Francorchamps, o debate sobre o tema ultrapassou a barreira esportiva e entrou no campo da segurança. Por isso, a discussão ganhou importância nas últimas semanas.

O que pode ter contribuído para o aumento do abuso dos limites da pista foi o fato de que, atualmente, praticamente não há mais caixas de brita, onde o piloto fica preso e é obrigado a abandonar a prova. As áreas de escape de asfalto abrasivo oferecem pouco risco a quem faz uso delas.

Soluções

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que ver os carros passarem por áreas sujas e além das zebras não é o cenário ideal para um pneu de Fórmula 1.

“Não é um trabalho fácil para a Pirelli”, afirmou. “As zebras são diferentes em cada circuito que vamos. Agora, os pilotos estão abusando mais nos circuitos onde havia caixas de brita, pois eles sentem que podem. Qualquer vantagem que um piloto puder achar, ele vai usar.”

Uma solução que tem sido considerada é a pintura de linhas paralelas elevadas nas áreas de escape. Elas seriam altas o bastante para serem desconfortáveis aos pilotos e potencialmente mais lentas do que o asfalto da pista.

Em Spa, por exemplo, algumas dessas linhas foram utilizadas na curva em que Pastor Maldonado abandonou a prova. Ele acabou danificando o carro ao cruzar a área. Ou seja, a área de escape já não parece mais tão amigável quanto antes, o que pode diminuir o seu uso pelos pilotos.

Artigo anterior Polêmica com Pirelli pode ter aberto portas da F1 à Michelin
Próximo artigo Chefe da Sauber: F1 deve priorizar tradição e não lucro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros