Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

Alonso? Ricciardo? Quem substituirá Vettel na Aston Martin em 2023 na F1?

Veja algumas opções para a vaga do tetracampeão mundial na equipe britânica de Silverstone

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Com a recém-anunciada aposentadoria do alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, após a temporada 2022 da Fórmula 1, abre-se uma importante vaga no grid da categoria máxima do automobilismo mundial em 2023.

A confirmação do fim da carreira do tetracampeão mundial na F1 'virou de cabeça para baixo' a silly season -- especulações sobre o mercado de pilotos da categoria -- que projeta o ano que vem, abrindo uma série de possíveis cenários com impacto em vários times.

O editor recomenda:

O mais importante de tudo é que a Aston não tem um plano definitivo para a vaga de Vettel: ao passo que a aposentadoria do alemão sempre foi uma possibilidade, equipe e piloto também discutiam os termos para uma extensão contratual. 

O time de Silverstone obviamente não poderia 'esperar para sempre' por uma decisão, mas Vettel deixou sua intenção clara somente nesta semana, de modo que a busca por um substituto oficialmente começou.

No fim das contas, a decisão é de Lawrence Stroll, mas ele será auxiliado pela diretoria da Aston, incluindo o chefe de equipe Mike Krack, o diretor técnico Andy Green, o diretor esportivo Andy Stevenson e o diretor de performance Tom McCullough.

No outro carro, quem segue como titular é o canadense Lance Stroll, e a decisão sobre seu  futuro companheiro deve levar isso em consideração, numa complexa dinâmica. Isso porque Vettel também servia como uma influência positiva para o filho do dono da escuderia em termos de pilotagem.

Além disso, a Aston é uma montadora, de modo que há preocupações relativas ao marketing. Por exemplo: a escolha por Vettel também ocorreu em função de seu impacto positivo em termos de relações públicas. Lawrence, portanto, pode querer alguém com o mesmo perfil na vaga do alemão. 

Mas por ora e pela lógica, o primeiro nome que vem à mente para o assento é o de Nico Hulkenberg, compatriota de Vettel que já substituiu o tetracampeão e o próprio Lance quando eles ficaram de fora por causa da Covid. Hulk também foi piloto do time na época de Force India, entre 2011 e 2016.

Nico Hulkenberg, Aston Martin

Nico Hulkenberg, Aston Martin

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

O reserva da Aston também deve participar de um teste da Pirelli na Hungria semana que vem, o que daria ainda mais experiência com a equipe a bordo do AMR22. Hulk está disponível e seria fácil contratá-lo por um ano em 2023, deixando opções no horizonte para 2024.

Mas Hulkenberg completará 35 anos em três semanas, sendo somente dois meses mais jovem que Vettel. O alento para Nico, porém, é o fato de que, hoje em dia, os pilotos podem correr na F1 até a casa dos 40 anos de idade, como mostra o espanhol Fernando Alonso, da Alpine.

De todo modo, Hulk deve seguir como opção nas próximas semanas, enquanto o time explora suas opções até decidir o que é melhor, pelo menos para 2023. Mas seria Hulkenberg o nome desejado pela escuderia?

Aliás, o próprio Alonso é uma opção da equipe britânica. Lawrence Stroll estava interessado no espanhol antes de contratar Vettel. Além disso, como Seb, Fernando é um multicampeão mundial que pode agregar extenso conhecimento técnico e o aspecto de marketing útil para a Aston Martin.

Fernando Alonso, Alpine F1 Team, e a namorada Andrea Schlager

Fernando Alonso, Alpine F1 Team, e a namorada Andrea Schlager

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Uma saída de Alonso da Alpine também seria interessante para o time francês, que poderia promover o atual reserva, o australiano Oscar Piastri. Entretanto, Alonso assusta alguns na Aston, já que é conhecido pela personalidade difícil e seu 'egoísmo' na F1, o que não seria bom para Lance.

Mas se não Alonso e Hulkenberg, quem? A lista de nomes potenciais que estarão sem contrato em 2023 é curta. O anglo-tailandês Alexander Albon, hoje titular da Williams e piloto do grupo Red Bull, poderia ser uma escolha interessante -- e provavelmente não teria problemas ao lado de Stroll.

Alex Albon, Williams Racing

Alex Albon, Williams Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O alemão Mick Schumacher, da Haas, tmbém é uma opção, e certamente contaria com a indicação de Vettel, que tem o filho de Michael como pupilo. Além disso, o jovem Schumi seria bom para o marketing... Mas ele fez o suficiente para convencer a Aston? E romperia seu laços com a Ferrari?

Mick Schumacher, Haas F1 team

Mick Schumacher, Haas F1 team

Photo by: Motorsport Images

Outro candidato em potencial é Daniel Ricciardo, embora o australiano teoricamente esteja sob contrato na McLaren. Porém, ele poderia ser liberado em arranjo positivo para todos os envolvidos, com o time de Woking podendo confirmar o norte-americano Colton Herta ou outro piloto. Ricciardo preenche vários requisitos, mas a Aston vai querer alguém que tem sofrido tanto na McLaren e que mostra poucos sinais de sair do buraco no qual atualmente está? 

Daniel Ricciardo, McLaren

Daniel Ricciardo, McLaren

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

E se a Aston não contratar Alonso, não quererá Piastri, já que Lawrence pouco provavelmente gostaria de 'treinar' um talento de outra marca para então vê-lo de volta à Alpine, comandada por Otmar Szafnauer, ex-chefe da Aston Martin.

Outra opção mais jovem é o holandês Nyck de Vries, reserva da Mercedes e campeão de Fórmula E e F2. Além disso, ele fica em stand by para a Aston em GPs nos quais Hulkenberg se ausenta, de modo que há um contato. E o time verde tem dois TLs para usar um novato, podendo acionar Nyck.

Nyck de Vries

Nyck de Vries

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Nesse sentido, também é importante ponderar que a Aston usa motores Mercedes, de modo que há várias conexões entre Lawrence Stroll e o chefe das Flechas de Prata, Toto Wolff, o que poderia facilitar um arranjo envolvendo de Vries. 

Além disso, há a possibilidade de a Aston recorrer a pilotos que ainda não tenham experiência na F1, recorrendo a algum nome da F2, por exemplo. E quem lidera o campeonato neste momento é o brasileiro Felipe Drugovich... A ver como o mercado se desenrolado pensando em 2023.

Felipe Drugovich, MP Motorsport

Felipe Drugovich, MP Motorsport

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

TELEMETRIA: RICO PENTEADO analisa quem pode chegar na FRENTE na HUNGRIA

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Vettel anuncia aposentadoria da F1 no final de 2022
Próximo artigo Hamilton, Leclerc, Schumacher: mundo da Fórmula 1 presta homenagens a Vettel após anúncio de aposentadoria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros