F1 - Red Bull: O que causou lentidão no pit stop de Verstappen e Tsunoda?
Erros nas paradas para troca de pneus são extremamente incomuns na garagem de Milton Keynes


Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
O fim de semana no Bahrein não foi nada positivo para a Red Bull - ambos os carros apresentaram problemas e o pit stop foi extremamente lento em todas as ocasiões que os carros entraram nos boxes. Isso custou segundos valiosos na corrida de Max Verstappen e Yuki Tsunoda.
Mas, o que causou esses erros que não são nada comuns nas garagens da equipe de Fórmula 1? Aqui explicamos!
O primeiro pit stop de Verstappen, na décima primeira volta, levou 4,7 segundos - tempo demais no meio-campo dianteiro apertado. Mas a Red Bull não teve problemas para trocar os pneus; em vez disso, o piloto simplesmente não saiu com o carro depois de completar o pit stop.
O motivo disso foi o fato de as luzes dos boxes não terem dado a autorização para o holandês. Verstappen instintivamente queria sair após o pit stop, mas parou novamente devido à luz vermelha acima dele. O campeão mundial demorou a largar.
"Max fez a primeira parada e os semáforos não fizeram nada", disse o chefe de equipe Christian Horner. "O sistema é realmente muito simples. No início, pensamos que talvez um dos técnicos não tivesse pressionado o botão com força suficiente".
Mas, uma volta depois, aconteceu exatamente a mesma coisa com Yuki Tsunoda. As luzes também não ficaram verdes para o piloto japonês, o que significa que ele também perdeu um tempo valioso nos boxes.
"As paradas foram realmente boas", diz Horner. "Uma delas foi uma parada de dois segundos, mas o piloto esperou pela luz verde, que simplesmente não veio".
Como houve mais paradas nos boxes no final da corrida, a Red Bull teve que encontrar uma solução temporária: "A partir daquele momento, passamos a fazer uma ultrapassagem manual e o mecânico líder liberou o carro com um sinal manual", diz Horner.
A Red Bull ainda quer investigar o que exatamente causou as dificuldades. De acordo com uma análise inicial, diz-se que foi um "problema com a fiação ou um problema elétrico com as luzes dos boxes" - ainda não se sabe se isso está relacionado aos problemas gerais do fim de semana.
"Nunca passei por algo assim antes", diz Horner. "Os pilotos dependem totalmente desses semáforos. E agora tudo está em quarentena e vamos analisar isso em detalhes".
PIASTRI DOMINA, RUSSELL SEGURA NORRIS e MAX É 6º, com BORTOLETO 18º! Felipe Motta analisa | NASCAR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.