Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Holanda

F1 - Ricciardo revela diferenças entre carros da AlphaTauri e McLaren: "Mais confortável"

Australiano se sente mais a vontade com o pior carro do grid do que quando pilotava o carro da equipe papaia

Daniel Ricciardo, AlphaTauri

Daniel Ricciardo está de volta à Fórmula 1 há algumas semanas, desde o GP da Hungria,  substituindo Nyck De Vries no volante de um dos dois AlphaTauri AT04.

Leia também:

 

A Red Bull emprestou o australiano à equipe da qual é proprietária para tentar mudar o rumo depois de uma primeira parte da temporada que ficou muito aquém das expectativas por parte do time de Faenza. Nas duas primeiras corridas, Daniel não conquistou nenhum ponto. No entanto, ele já deu a impressão de ter mudado algo no esquadrão.

Seu desempenho elevou o do AT04 e, por apenas alguns detalhes, os primeiros pontos de 2023 ainda não chegaram. O AT04 é um dos monopostos menos bem-sucedidos da atual temporada. Falta-lhe carga aerodinâmica, mas Ricciardo não escondeu o fato de que se sentiu muito bem ao volante.

As duas temporadas na McLaren pareciam ter lhe tirado o brilho, a genialidade com a qual ele era conhecido na categoria. Foram necessárias apenas duas corridas ao volante do monoposto que - com os dados em mãos - é o pior do grid para ver flashes do piloto que, em 2014, contribuiu para a separação entre a Red Bull e o então recém-campeão mundial Sebastian Vettel.

O AT04 parece ser um carro muito mais adequado para o australiano do que as McLarens que ele pilotou nas duas últimas temporadas. O próprio Ricciardo admitiu isso.

"No meu primeiro ano na McLaren, durante as férias de verão, percebi que provavelmente estávamos nos esforçando demais para tentar encontrar desempenho. Tivemos que mudar um pouco a abordagem."

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Erik Junius

"Era do interesse de todos tentar fazer as coisas funcionarem, mas percebi que não estava funcionando para mim. Provavelmente, em retrospecto, fizemos demais. Mas talvez isso funcione para outro piloto. No final, foi isso que aconteceu."

Ricciardo disse que conseguiu usar seu estilo de direção desde o início, assim que voltou a Faenza. O AT04 está mais próximo de suas preferências de direção, embora não tenha carga aerodinâmica em comparação com a maioria dos outros carros.

"Eu me senti mais confortável. Já na primeira volta que dei com o AT04, senti que estava recebendo o feedback que esperava, ou talvez gostasse. Portanto, isso é importante. Talvez eu encontre coisas em que precise trabalhar que não correspondam à minha sensação. Portanto, espero encontrar dificuldades ao longo do caminho."

"A primeira impressão, porém, me deu mais familiaridade. Isso também foi muito importante. Porque eu realmente esperava experimentar algo semelhante."

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Giacomo Rauli
Fórmula 1
Daniel Ricciardo
RB
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Leclerc desmente tensão com companheiro de equipe Sainz: "Desproporcional"
Próximo artigo F1: Red Bull está surpresa que levou tanto tempo para rivais entenderem "segredo" do DRS

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros