F1: Russell lidera dobradinha da Mercedes no TL2 em Suzuka
Max Verstappen chegou a liderar, mas ficou ‘apenas’ com a terceira melhor marca
A Fórmula 1 está de volta ao Japão e nesta sexta-feira aconteceu o segundo treino livre, com a chuva sendo uma das protagonistas.
George Russell domou a precipitação em Suzuka e foi o mais rápido da sessão, com a marca de 1min41s935. Ele liderou a dobradinha da Mercedes, já que Lewis Hamilton ficou a 0s235 de seu companheiro.
A Red Bull veio logo na sequência, com Max Verstappen e Sergio Pérez.
As duas Ferraris passaram pelo treino de maneira discreta, com Carlos Sainz fazendo o sexto melhor tempo e Charles Leclerc apenas em 11º, depois de rodar e reportar problemas nos freios.
A sessão teve a duração de 90 minutos já que os 30 minutos adicionais seriam para a Pirelli testar os protótipos de 2023. Com a chuva, os planos da fornecedora oficial da F1 tiveram que ser adiados, mas a 1h30min foram mantidas.
A ausência do TL2 ficou por conta de Mick Schumacher, que bateu no primeiro treino e a Haas não teve condições de trazer o carro de volta à pista.
O Treino
A chuva continuou dando as caras em Suzuka para o TL2. A sessão teve a duração de 90 minutos, com os 30 adicionais para a Pirelli poder testar os protótipos de 2023. Com o piso molhado, os planos da fornecedora foram frustrados, mas a duração foi mantida.
Poucos saíram nos primeiros minutos, com aqueles que arriscaram indo para a pista com pneus de chuva pesada. Sainz começou com 1min49s615.
Latifi rodou próximo à entrada de pits e reportou problemas em sua Williams.
Com quase 30 minutos de sessão, Hamilton assumiu a liderança, com 1min49s489, ficando 0s126 do espanhol da Ferrari.
A pista apresentou melhoras e os pneus intermediários começaram a virar realidade. Russell foi o primeiro a arriscar e se deu bem, com 1min46s891, mais de 2 segundos e meio mais veloz que seu companheiro de equipe.
No giro seguinte, o inglês melhorou ainda mais a sua marca, fazendo 1min45s738.
Mas Hamilton retomou a ponta, com 1min44s298 e vários outros competidores foram para a pista com intermediários.
Verstappen e Leclerc foram à pista com quase 40 minutos de treino e o piloto da Ferrari saindo no hairpin em sua primeira volta.
O holandês começou com tudo, tomando a ponta por duas vezes sobre Hamilton, mas Russell era o líder da metade da sessão, com 1min42s968.
A essa altura, apenas Alonso não havia entrado na pista. Além dele, Mick Schumacher, que não fez o TL2 pelo acidente no TL1.
Faltando 40 minutos, os ponteiros se mexeram, mas o líder permanecia. Verstappen ficou à frente, Hamilton tomou a ponta, mas Russell cravou 1min41935.
A meia hora final começou com a perspectiva da vinda de mais chuva, apesar de não haver precipitação naquele momento.
Pérez deu uma volta na grama e na brita da curva 11, mas conseguiu retornar sem bater nas barreiras.
Os minutos finais não reservaram grandes mudanças - apenas Magnussen tirando a quinta posição de Sainz - Russell teve sua liderança confirmada, com Hamilton e Verstappen na sequência.
O TL3 acontece à meia-noite de sexta-feira para sábado. O quali será às 3h.
Resultados
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 23 | 1'41.935 | 205.083 | |||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 22 | 1'42.170 | 0.235 | 0.235 | 204.611 | |
3 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 24 | 1'42.786 | 0.851 | 0.616 | 203.385 | |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 26 | 1'42.834 | 0.899 | 0.048 | 203.290 | |
5 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 17 | 1'43.187 | 1.252 | 0.353 | 202.595 | |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'43.204 | 1.269 | 0.017 | 202.561 | |
7 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 14 | 1'43.533 | 1.598 | 0.329 | 201.918 | |
8 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 20 | 1'43.733 | 1.798 | 0.200 | 201.528 | |
9 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 13 | 1'43.884 | 1.949 | 0.151 | 201.235 | |
10 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 17 | 1'44.525 | 2.590 | 0.641 | 200.001 | |
11 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 10 | 1'44.709 | 2.774 | 0.184 | 199.650 | |
12 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 16 | 1'44.962 | 3.027 | 0.253 | 199.169 | |
13 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 15 | 1'45.039 | 3.104 | 0.077 | 199.023 | |
14 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 27 | 1'45.257 | 3.322 | 0.218 | 198.611 | |
15 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 24 | 1'45.261 | 3.326 | 0.004 | 198.603 | |
16 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 11 | 1'45.885 | 3.950 | 0.624 | 197.433 | |
17 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 9 | 1'46.030 | 4.095 | 0.145 | 197.163 | |
18 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 21 | 1'46.776 | 4.841 | 0.746 | 195.785 | |
19 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Red Bull | 13 | 1'47.109 | 5.174 | 0.333 | 195.176 | |
20 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 0 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.