Fórmula 1 GP de Miami

F1: Sainz "não se surpreende" com Hamilton lutando para se adaptar na Ferrari

Piloto espanhol da Williams disse que pode levar "pelo menos" seis meses para se integrar totalmente a uma nova equipe

Carlos Sainz, Williams

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antes do GP de Miami de Fórmula 1Carlos Sainz disse que "não está surpreso" ao ver Lewis Hamilton lutando para se adaptar à Ferrari. O piloto da Williams disse que "levará tempo" para o britânico se familiarizar com seu novo carro e equipe, depois que o heptacampeão substituiu o espanhol na Scuderia, após um período de 12 anos na Mercedes.  
Leia também:
Sainz e Hamilton tiveram um início lento em suas mudanças para a Williams e Ferrari, respectivamente. Mas, enquanto Sainz começou a diminuir a diferença para seu companheiro de equipe Alex Albon, Hamilton ainda está lutando para tirar o máximo proveito de sua Ferrari.  
"Quando você enfrenta dois companheiros de equipe como nós, como Alex e Charles [Leclerc], eles conhecem a equipe por dentro e por fora, e já estão trabalhando no máximo que o carro pode trabalhar", disse Sainz ao Motorsport.com.
"Portanto, você só pode fazer um pouco melhor ou o mesmo que eles. Você não pode chegar de repente e ser dois ou três décimos mais rápido, porque não é possível. Eles já estão no limite do carro".  
"Quando você vai para uma nova equipe e espera que você e todos ao seu redor estejam nesse nível, você sabe que vai levar tempo. Eles sabem muito mais do que você. Vai levar algum tempo, e quanto mais cedo você fizer esse processo e quanto mais cedo estiver nesse nível, melhor".  
Hamilton está demorando para alcançar Leclerc e agora está 16 pontos atrás de seu companheiro de equipe, apesar de ter conquistado uma vitória na sprint da China.   
Para reduzir o déficit de pontos que Sainz e Hamilton enfrentam, são necessárias mudanças dentro e fora da pista. O espanhol falou francamente sobre as modificações que teve que fazer ao mudar da Ferrari para a Williams, incluindo a construção de um novo relacionamento com seu engenheiro, Gaëtan Jego, e o domínio de "15 coisas que você tem que reaprender".  
"Você não pode imaginar a quantidade de variação, variabilidade apenas para fazer com que o carro chegue a um tempo de volta semelhante de maneiras completamente diferentes", acrescentou. "Estou tentando freio motor alto na Williams para ver se funciona, estou tentando baixo, estou tentando mapas diferenciais, mas estou tentando tudo todo fim de semana só para ver o que o carro gosta e o que não gosta".  
"Há coisas que se adaptam ao seu estilo, outras não, e acho que é essa luta e esse processo que eu gosto e que você vai errar muitas vezes. Mas, desde que você goste e aceite, você sabe que vai errar algumas vezes, mas também vai, quando você clicar e pensar 'isso funciona', é realmente um momento de eureca que dá uma sensação boa".
Sainz ainda não teve seu "momento eureca" e avisou que ele pode não chegar para ele ou Hamilton tão cedo. Na verdade, o piloto da Williams disse que aprender a lidar com uma nova equipe, um novo carro e processos totalmente novos pode levar mais de seis meses.  
"Eu sempre disse que, para conhecer bem um carro, você precisa de pelo menos meio ano a um ano para experimentar tudo com aquele carro", acrescentou Sainz
"Isso não significa que você não possa ter um bom desempenho durante esse ano. Você pode ter um desempenho de 100% ou 99%, e seus 99% ainda podem ser muito bons. Mas os 100%, com certeza, são coisas que você precisa de meio ano, eu diria, para experimentar".

GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Owen Bellwood
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Saiba como Senna burlou tática da Globo quando piloto brigou com Reginaldo Leme
Próximo artigo F1: Cadillac deve revelar pintura da temporada 2026 no GP de Miami

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros